14
set

Cinco dicas para você se pesar do jeito certo

14 / set
Publicado por Luana Ponsoni às 12:17

Nem sempre, estar mais pesado é sinônimos de gordura. Muitas vezes, o que ocorre é o ganho de massa magra (músculos) ao invés de massa gorda (a gordura propriamente dita). Ainda assim, boa parte da população não abre mão de subir na balança quase que diariamente para checar o seu peso corporal. Algumas situações, porém, podem interferir diretamente no número que vai ser exibido no visor da balança.

Para evitar essas imprecisões, o Blog preparou cinco dicas para você obter a informação mais certa possível sobre quanto está pesando.

HORÁRIO

Apesar de o mesmo método de treinamento não poder servir de parâmetro para todas as pessoas, boa parte dos personais trabalham com programas de curta duração

As medidas devem ser, se possível, feitas no mesmo horário do dia, porque refeições, bebida, bexiga cheia e a atividade intestinal podem afetar a leitura. O horário ideal para se pesar é pela manhã, em jejum.

EXERCÍCIOS

IMG_5982

Evite ao máximo se pesar após a realização de exercícios físicos. A transpiração provocada pelo exercício leva à perda de líquidos, que logo são recuperados após a ingestão de água ou outras bebidas. Pesar-se nessas situações pode levar a uma falsa impressão de perda de peso. Então, não se engane!

PERÍODO MENSTRUAL

beneficios-do-alongamento

O ciclo menstrual influencia a pesagem devido à retenção de líquidos. Então, é recomendável que o peso seja aferido fora do período pré-menstrual e de menstruação, pois a diferença pode ser de até 2kg até 4kg  para algumas pessoas.

VESTIMENTA

Çs

Vestir o mínimo de roupas possível é altamente recomendável, até porque as roupas pesam! Caso você vá ao nutricionista ou médico, leve com você uma roupa leve Nada de jeans. Caso não seja possível, pese sempre utilizando a mesma roupa. Também é recomendável retirar os sapatos.

A BALANÇA

BALANÇA

As mais recomendadas são as comuns, com pesos que não podem ser retirados. Essas balanças devem ser colocadas em uma superfície dura e nivelada. Assim, pese-se sempre na mesma balança para não se confundir. Se for um local público (como farmácias, drogarias, clínicas e até mesmo academia) se informa se o equipamento passa regularmente por calibragens.


Veja também