14
mar

Opinião: Remédio ou veneno?

14 / mar
Publicado por Luana Ponsoni às 14:09

O fisiculturismo local ainda engatinha se comparado a outros países
O uso de anabolizantes é outro fatos de risco para quem se exercita. Foto:Divulgação

“A diferença entre o veneno e o remédio é a dose.” A frase popular usada para ilustrar diversos tipos de situações também se aplica ao modo de vida de quem acredita ser saudável só porque se exercita regularmente. Em nome de um corpo sarado, rotinas exaustivas de treinos são encaradas, ignorando-se o risco de lesões por esforço repetitivo (tendinites) ou contusões mais sérias.

Sem mencionar o uso de anabolizantes, ignorado, mas recorrente entre muitos frequentadores de academias de ginástica. Esses hormônios, vez por outra, são apontados como a causa de óbito de muitos jovens. Dietas com fins meramente estéticos também não garantem nada. Pelo contrário. Se feitas durante longos períodos podem causar a carência de nutrientes importantes, o que provoca problemas de saúde como anemia, indisposição, constipação intestinal entre outros.


publicidade

O consumo exagerado de proteína para conquistar músculos também pode sobrecarregar os rins. Como se vê, nada em excesso faz bem. Inclusive condutas ditas saudáveis. Estar assessorado por bons profissionais da área é sempre a melhor forma de não errar a mão.


Veja também