ATAQUES DE TUBARÃO

Administração de Noronha discute ações para evitar ataques de tubarão

Meses de janeiro e fevereiro são época do acasalamento do animal

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 16/01/2018 às 1:03
Foto: Luiz Pessoa / Acervo JC Imagem
Meses de janeiro e fevereiro são época do acasalamento do animal - FOTO: Foto: Luiz Pessoa / Acervo JC Imagem
Leitura:

A Administração Distrital de Fernando de Noronha promoveu uma reunião na noite desta segunda-feira (15) para discutir ações educativas com o objetivo de evitar possíveis ataques de tubarão no arquipélago durante a época de acasalamento do animal nos meses de janeiro e fevereiro. O administrador da ilha, Plínio Pimentel, reuniu-se com técnicos da Administração e do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), com o Corpo de Bombeiros Militar e representantes da sociedade civil.

Também participou da reunião o engenheiro de pesca e pesquisador de tubarões Leonardo Veras. Ele explicou que os incidentes com tubarão ocorrem em até 1,80 m de profundidade e nos horários de “arrufo”, onde os cardumes de sardinha são levados para perto da praia por peixes maiores.

Banho de mar deve ser evitado nas primeiras horas da manhã e no entardecer

O pesquisador afirmou que as primeiras horas da manhã e o entardecer devem ser evitados pelos banhistas. Ele explicou que durante o período de acasalamento, as fêmeas de tubarão começam a se aproximar, aumentando a concentração de animais adultos e os riscos de ataque. Entre dezembro e janeiro, as fêmeas da espécie limão procuram a ilha para ter seus filhotes.

A partir da reunião foi criado um grupo de trabalho, que irá estudar as ações que serão colocadas em prática após outra reunião, marcada para o dia 30 de janeiro. A ideia é que ações permanentes sejam colocadas em prática, para tentar criar uma convivência harmoniosa entre os habitantes da ilha, turistas e a natureza local.

Últimas notícias