VIOLÊNCIA

Assaltos a ônibus no Estado deixam uma pessoa morta e cinco feridos em menos de 24 horas

Os crimes ocorreram em Olinda e na Mata Sul do Estado; três dos assaltos foram praticados pelo mesmo grupo

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 22/09/2016 às 10:00
Foto: Divulgação
Os crimes ocorreram em Olinda e na Mata Sul do Estado; três dos assaltos foram praticados pelo mesmo grupo - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Cinco ônibus foram assaltados entre a noite da quarta-feira (21) e a madrugada desta quinta-feira (22) no Grande Recife e na Zona da Mata Sul do Estado. Segundo informações da polícia, cinco pessoas ficaram feridas e uma morreu durante a série de crimes. 

O primeiro assalto aconteceu por volta das 22h, na BR-101, na altura do município de Xexéu, Mata Sul do Estado, onde um grupo de assaltantes invadiu um ônibus levando pertences dos passageiros. Não houve feridos e os suspeitos estão foragidos.

O segundo caso ocorreu em Olinda, por volta das 22h30. Três suspeitos assaltaram e esfaquearam um usuário do BRT dentro do veículo. O jovem foi encaminhado para a Unidade de Prontoatendimento (UPA) de Olinda. Dois dos suspeitos, sendo um menor de idade, foram detidos, mas o terceiro assaltante está foragido.

De volta para a Zona da Mata, por volta das 23h, um grupo de assaltantes perseguiu um ônibus que fazia o transporte de estudantes universitários na altura do município de Catende. Os suspeitos estavam em dois carros e dispararam diversas vezes contra o coletivo, que não parou. A perseguição durou até uma viatura da Polícia Militar ser acionada e os assaltantes fugirem. Durante o tiroteio, o motorista do ônibus foi atingido de raspão no ônibus. Ele foi encaminhado para um hospital na região e passa bem, de acordo com a PM.

Após a fuga, na altura do município de Gameleira, o mesmo grupo de assaltantes abordou em seguida um ônibus da empresa Real Alagoas, que vinha de Maceió para o Recife. No mesmo trecho, desta vez nas proximidades da cidade de Ribeirão, os assaltantes interceptaram outro ônibus da Real Alagoas, este, fazia o trehco Recife-Maceió.

Durante a tentativa de assalto, um policial civil que estava dentro do coletivo reagiu, iniciando uma intensa troca de tiros. Durante o tiroteio, uma idosa foi atingida e morreu no local. Um professor de 37 anos também foi atingido e encaminhado para o Hospital da Restauração, no Recife. O policial e um dos suspeitos também foram baleados, sendo socorridos para o Hospital Geral de  Ribeirão.

MAIS DE 700 ASSALTOS

De janeiro até agosto de 2016, a Região Metropolitana do Recife (RMR) teve 740 assaltos a ônibus. Comparando com o mesmo período de 2015, que acumulou 551, nota-se um crescimento de 34% dos casos. De acordo com os dados cedidos pela Secretaria de Defesa Social (SDS/PE), o único mês que ficou com índices abaixo dos 80 casos foi fevereiro, quando houve 69 ocorrências. O mais violento foi agosto, com 140.

Últimas notícias