Conscientização

Segundo Jardim é palco de grande evento do Outubro Rosa, no domingo

Serão oferecidas atividades esportivas, palestras, spa, exames de mamografia e teste genético

Cidades
Cadastrado por
Cidades
Publicado em 14/10/2016 às 8:51
Divulgação
Serão oferecidas atividades esportivas, palestras, spa, exames de mamografia e teste genético - FOTO: Divulgação
Leitura:

O maior evento do Outubro Rosa 2016, no Estado, acontece neste domingo, a partir das 7h, no Segundo Jardim de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Além de poder participar gratuitamente de várias atividades esportivas (como malhação, yoga, pilates, jump, spinning e corrida), spa e palestras, quem for ao local terá oportunidade de realizar mamografia e até mesmo fazer um teste para avaliar possível predisposição ao câncer de mama. Também poderá colaborar com o Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP).

“Uma vida saudável, com exercícios físicos e boa alimentação, atrelados a exames periódicos, possibilita reduzir o risco de desenvolver o câncer ou otimizar o tratamento”, afirma a médica Jurema Telles, do Núcleo Especializado em Oncologia e Hematologia (Neoh), idealizador da campanha Mova-se Contra o Câncer, em parceria com a Genomika (laboratório de genética), a Martur (agência de turismo), a Prefeitura do Recife e a academia Cia Athletica, entre outros.

O objetivo da ação é estimular a população a levar uma vida saudável e realizar exames periódicos, medidas fundamentais para deter o câncer de mama, cujas chances de cura chegam a 90% com o diagnóstico precoce.

A ação em Boa Viagem se estenderá até às 16h e também contará com música ao vivo, um food truck de comidas saudáveis e ações espontâneas de alguns grupos, como os de corrida e pedal.

Na tenda de palestras, os participantes vão conhecer noções de prevenção à doença com oncologista, nutricionista e educador físico. O HCP montará um bazar solidário, onde venderá camisas do evento (R$ 35) e receberá doações para serem vendidas, sendo toda a renda para o hospital. As camisas também podem ser adquiridas na Cia Athletica, no RioMar Shopping, com parte da arrecadação revertida para o HCP.

Hábitos saudáveis reduzem em 30% chances de se ter câncer

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama.

As estimativas indicam que, este ano, 57.960 brasileiras (2.550 delas em Pernambuco e 740 no Recife) devem receber o diagnóstico da enfermidade. E que 30% dos casos podem ser evitados com hábitos saudáveis.

Últimas notícias