Saúde

Fisioterapeuta promove aulão com passistas de frevo no Sítio Histórico de Olinda

Objetivo era orientar dançarinos quanto aos cuidados que devem ser tomados para evitar machucados durante a execução dos passos

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 07/02/2017 às 21:04
Foto: André Nery/ JC Imagem
Objetivo era orientar dançarinos quanto aos cuidados que devem ser tomados para evitar machucados durante a execução dos passos - FOTO: Foto: André Nery/ JC Imagem
Leitura:

Quem dança frevo sabe que a prática exige muito dos músculos e articulações do passista, fazendo com que a maioria deles, com o passar do tempo, desenvolva lesões e sinta dores nas mais diversas partes do corpo. Com o objetivo de orientar dançarinos quanto aos cuidados que devem ser tomados para evitar machucados durante a execução dos passos e no pré e pós-frevo, a fisioterapeuta carioca Christi Dardenne promoveu, na noite desta terça-feira (7), um aulão gratuito na Praça Laura Nigro, na Rua de São Bento, Sítio Histórico de Olinda. Participaram do encontro, que começou pouco depois das 19h, cerca de 20 passistas da Acauã Companhia de Dança.

De acordo com Dardenne, além de se queixarem de doenças como artrose e lesões de tendão e ligamento, frequentemente dançarinos de frevo reclamam de problemas de joelho devido à repetição severa de movimentos. "Isso acarreta, inclusive, em dificuldades na vida diária. O que geralmente se observa é que são pessoas mais jovens que dançam frevo, pois os mais velhos não aguentam justamente por terem desenvolvido lesões de joelho", comentou a fisioterapeuta.

Cuidar é preciso

Mestre em saúde pública, Christi Dardenne desenvolve, no Rio de Janeiro, o projeto Self healing - Cuidar é Preciso, no qual pretende "empoderar as pessoas para elas cuidarem do corpo". "As pessoas precisam compreender que o corpo é o nosso instrumento de movimento, de agir no mundo, mas também de sentir, e que esse corpo também precisa ser 'azeitado', precisa ser flexibilizado até mesmo para evitar problemas e melhorar a performance", afirmou.

Na próxima semana, nos dias 13 e 15 de fevereiro, a fisioterapeuta promoverá palestras sobre o Self healing no espaço Maumau, na Rua Nicarágua, Espinheiro, Zona Norte do Recife. As inscrições para os encontros, que ocorrerão entre as 18h e as 22h, custam R$ 100 e podem ser feitas pelo telefone (81) 99585-9719.

Últimas notícias