Solidariedade

Natal dos Sonhos do HCP promove adoção de cartinhas de pacientes

Adoção de cartinhas acontecerá durante todo o mês de dezembro no Hospital de Câncer de Pernambuco. Mais de 60 pacientes escreveram seus desejos

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 30/11/2017 às 17:03
Luiz Pessoa/JC Imagem
Os pedidos vão de itens como equipamentos eletrônicos, maquiagens e instrumentos musicais à uma singela oração. - FOTO: Luiz Pessoa/JC Imagem
Leitura:

“Eu não tenho palavras para descrever como estou me sentindo. Se eu tivesse um bilhete da loteria, não estaria tão feliz”. As palavras da aposentada Irene Elza dos Santos, de 70 anos, refletem o sentimento de gratidão de quem já recebeu o presente de natal adiantado. Ela é uma dos mais de 60 pacientes do Hospital de Câncer de Pernambuco que escreveram uma cartinha para ser exposta na árvore de natal da unidade de saúde, na esperança de que um padrinho ou madrinha atenda seu desejo. A ação faz parte da campanha Natal dos Sonhos, promovida há quatro anos pela Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer, grupo de voluntários que atua no hospital.

Em sua cartinha escrita à mão, Dona Irene, como é conhecida no hospital, onde trata um nódulo no pulmão, decidiu pedir algo para alguém que considerou precisar mais do que ela. “Eu acho Reginaldo, que se trata junto comigo, um herói, pois enfrentou o câncer sete vezes, tem uma perna amputada, e agora está passando por uma leucemia. Uma vez perguntei qual era o sonho dele e me respondeu que era uma impressora, mas nunca teria condições de ter uma. Ai me deu vontade de escrever e pedir a impressora”, explicou.

O aposentado Avelar José de Lima, de 60 anos, adotou a cartinha de Dona Irene e atendeu o pedido da idosa. “Eu tinha uma impressora parada em casa e resolvi doá-la, já que aqui ela será melhor utilizada. Me sinto bem feliz em ajudar, pois é uma coisa importante e vai deixar ele feliz também”, afirmou. “Me disseram que era impossível alguém doar algo como uma impressora, mas é impossível pra mim e você, não para Deus. E está ai, a impressora”, contou Dona Irene, emocionada.

Renovação

Para a coordenadora de recursos do Hospital de Câncer de Pernambuco, Monara Nascimento, o foco principal da campanha é aproveitar o espírito natalino que se instala durante o mês de dezembro e utilizá-lo para restaurar a esperança de quem está em tratamento. “Pacientes de todas as idades puderam escrever as suas cartinhas e relatar seus desejos. Queremos dar um momento de alegria, de esperança e de fé àqueles que estão aqui internados, travando essa batalha diariamente contra a doença”, afirmou.

Entre os principais pedidos estão smartphones, tablets e notebooks, mas a coordenadora afirma que isso se deve muitas vezes a mobilidade restrita dos pacientes. “Muitos estão restritos ao leito. Então, é o presente que ele vai aproveitar, vai se conectar com o mundo. Então a gente entende que é um presente mais caro, mas se você se juntar com um grupo de cinco, dez amigos, consegue realizar o sonho dessa pessoa”, explica.

As cartinhas da campanha Natal dos Sonhos ficam expostas até o fim deste mês na recepção do Hospital de Câncer, localizado na Avenida Cruz Cabugá, número 1597, Santo Amaro. O horário para adotar uma cartinha é de segunda a sexta, das 8h às 16h, e sábados e domingos, das 8h às 12h. Ao adotar, o padrinho ou madrinha faz um cadastro no balcão da Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer, também na recepção da unidade, e tem a opção de entregar o presente no endereço do paciente ou em seu leito do hospital.

Últimas notícias