Fernando de Noronha

Após ondas fortes, Administração de Noronha vai requalificar porto

Ondas fortes, correnteza e vento arrastaram o píer flutuante do embarque de turistas do Porto, causando o cancelamento de passeios de barco e mergulhos

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 24/02/2018 às 19:25
Foto: Daivson José/Cortesia
Ondas fortes, correnteza e vento arrastaram o píer flutuante do embarque de turistas do Porto, causando o cancelamento de passeios de barco e mergulhos - FOTO: Foto: Daivson José/Cortesia
Leitura:

O administrador do ilha de Fernando de Noronha, Plinio Pimentel, anunciou neste sábado (24) que lançará um edital nos próximos dias para a requalificação total do Porto de Santo Antônio, que sofre frequentemente com ondas gigantes que atingem a ilha. A obra está orçada em R$ 4,6 milhões, oriundos de recursos próprios da administração. A expectativa é que as obras se iniciem ainda no primeiro semestre deste ano.

Plinio esteve no Porto de Santo Antônio para avaliar os estragos causados pelo primeiro "swell" do ano, fenômeno natural causado por tempestades em alto mar que produz fortes ondas. As ondas, a correnteza e os ventos arrastaram o píer flutuante do embarque de turistas. O setor de embarque do porto ficou danificado e com isso os passeios de barcos e os mergulhos cancelados até que a situação seja normalizada.

Reparos imediatos

Enquanto a requalificação não tem início, equipe da Gestão Portuária da ilha fez a amarração e ancoragem da plataforma flutuante, composta pelo píer e escada, para certificar que ela não se solte ou cause mais danos à estrutura do setor de embarque dos passageiros. “Quando a situação estiver normalizada será colocado um novo flutuante (que já está na Ilha) no setor de cargas e descargas por onde será feito o embarque dos barcos de turismo”, afirmou Plínio Pimentel.

Últimas notícias