PATRIMÔNIO

Restaurações das bicas de Olinda começam nesta quinta-feira

Estruturas, que estavam abandonadas há anos, ficarão prontas em 90 dias

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 28/02/2018 às 13:45
Foto: Leo Motta/ JC Imagem
Estruturas, que estavam abandonadas há anos, ficarão prontas em 90 dias - FOTO: Foto: Leo Motta/ JC Imagem
Leitura:

As obras de requalificação das três bicas históricas de Olinda começam a sair do papel nesta quinta-feira (1º). Na manhã desta quarta (28), a prefeitura do município assinou a ordem de serviço da intervenção, que deveria ter iniciado em setembro de 2017. O custo é de R$ 185,3 mil, provenientes do PAC das Cidades Históricas. A previsão é de que as estruturas estejam revitalizadas e com água potável dentro de 90 dias.

"Tivemos que cumprir todo o processo legal de licitação e tomada de preço. O dinheiro chegou de Brasília em novembro, foi quando começou o processo licitatório. O valor inicial era de R$ 290 mil, que acabou ficando muito mais barato. Se não fizéssemos esse processo todo, poderíamos acabar trazendo prejuízo para os cofres públicos. Por isso, a demora para começar", argumentou o secretário de Patrimônio e Cultura, Gilberto Sobral.

Serão realizados trabalhos de restauração de frontispícios e pisos, além das instalações de filtros para tratamento da água e melhorias na iluminação das bicas. "É como se uma pequena estação de tratamento d'água fosse funcionar em cada uma das três construções", explicou o secretário. Durante os 90 dias de intervenção, as bicas terão fornecimento de água interrompido.

O projeto é um presente da arquiteta e urbanista Vânia Avelar, autora de um livro sobre o assunto. "É muita emoção, porque foi muito trabalho para realizar esse estudo. É uma ótima sensação ver que é possível torná-lo realidade", comemorou. A especialista, no entanto, alerta para os cuidados que serão necessários após a reforma. "Tem que existir conservação preventiva, com ações cotidianas, de acordo com as necessidades de cada bica."

CUIDADOS

A gestão municipal garantiu que adotará medidas para cuidar do patrimônio, já que as bicas são constantemente alvo de vandalismo. "As nossas câmeras estão em funcionamento, mas nós também vamos colocar o pessoal do patrimônio e a guarda (municipal) para fiscalizar as bicas. Esperamos que a população nos ajude, não jogando lixo, conservando o espaço, fiscalizando e denunciado para que a gente possa agir com rigor", afirmou o prefeito Professor Lupércio.

Últimas notícias