MUNDAÇAS

Após ataques de tubarão, governo anuncia reforço na fiscalização

Com o reforço, os bombeiros passam a atuar por mais uma hora a partir do próximo final de semana em quatro pontos do litoral

Cidades
Cadastrado por
Cidades
Publicado em 05/06/2018 às 19:54
Foto: Diego Nigro/ JC Imagem
Com o reforço, os bombeiros passam a atuar por mais uma hora a partir do próximo final de semana em quatro pontos do litoral - FOTO: Foto: Diego Nigro/ JC Imagem
Leitura:

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (6), o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão (Cemit) decidiu reforçar a fiscalização e orientação aos banhistas em quatro pontos da orla pernambucana: a Igrejinha de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, onde ocorreram os dois últimos ataques; o trecho em frente ao Edifício Acaiaca; o Segundo Jardim e o Castelinho, todos em Boa Viagem. Com o reforço, os bombeiros passam a atuar por mais uma hora já a partir do próximo final de semana. A mudança de horário acontecerá aos sábados, domingos e segundas-feiras.

“Estenderemos até as 18h, a presença de guarda-vidas do CBMPE nessas localidades, que concentram, estatisticamente, 27 (41,5%) dos 65 casos registrados desde 1992. Nossos estudos são claros: as ocorrências se dão na conjunção de fatores bastante conhecidos, como local de mar aberto, em água turva, ao amanhecer ou cair da tarde, no período de abril a setembro e quando o banhista descumpre as recomendações dos guarda-vidas e se coloca em situação de risco, a exemplo de entrar em águas profundas, sozinho”, explica o coronel Leodilson Bastos, presidente do Cemit.

O encontro contou com a presença de integrantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, CPRH, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e do Instituto de Medicina Legal (IML). A reunião de trabalho foi motivada pelos recentes incidentes envolvendo tubarões e banhistas nas proximidades da Igrejinha de Piedade. No último domingo (3), José Ernesto Ferreira da Silva, 18 anos, foi atacado e faleceu no dia seguinte. Em abril, a vítima foi o potiguar Pablo Diego Inácio de Melo, de 34 anos. Ele teve uma perna e um braço amputados após o incidente. 

EDUCAÇÃO

Além da extensão do horário, os bombeiros oferecerão orientações nas salas de aulas, a estudantes da rede pública. “Serão realizadas palestras dentro do projeto Comunidade Segura em escolas estaduais da Região Metropolitana do Recife, abordando temas relativos à prevenção de afogamentos, educação ambiental e conscientização sobre os fatores de risco. Temos 110 placas de alerta e postos de guarda-vidas distribuídos ao longo da orla, e os incidentes ocorrem não por desconhecimento, mas por descumprimento das orientações. De todo modo, vamos utilizar um bote inflável para entrar na água e recolher as pessoas que se colocam em risco”, diz o tenente-coronel André Ferraz, comandante do GBMar.

SINALIZAÇÃO

Um levantamento das placas já está em curso para substituição das que foram danificadas. “Temos diversas placas pichadas, inutilizadas, e precisamos contar com o apoio da população no sentido de preservar a sinalização e o patrimônio público”, diz o coronel Bastos.

RESGATE

Na reunião, também foi recomendada, aos órgãos que prestam assistência pré-hospitalar e remoção de urgência, sob coordenação do Corpo de Bombeiros, a realização de exercícios simulados de atendimento a vítimas de mordidas de turbarão. “Já temos bastante experiência nesse tipo de operação e, a exemplo dos casos recentes, os bombeiros não apenas alertaram as vítimas, mas atuaram de imediato no salvamento e resgate, colaborando para que elas chegassem com vida até uma unidade hospitalar. De todo modo, é fundamental que façamos treinamentos, simulações e atualizações constantes, de modo a coordenar as diversas equipes e órgãos integrados em um procedimento complexo como esse”, complementa o tenente-coronel Ferraz.

POSSÍVEL INTERDIÇÃO

Ainda no encontro, deliberou-se pela realização de um estudo de viabilidade de controle maior ou restrição parcial de trechos de orla, em horários específicos. “Essa ideia divide os técnicos e, pelo seu impacto econômico e social, não pode ser adotada sem maturidade, evidências científicas e um planejamento detalhado de cada etapa desse processo. Nosso objetivo maior é proteger e salvar vidas, mas com conscientização e colaboração da sociedade como um todo. Então, neste momento, fazemos a opção de menor impacto, mantendo o lazer e as atividades na faixa de areia e fortalecendo nosso trabalho de prevenção e fiscalização”, afirma o presidente do Cemit.

FORMATURA

Na próxima segunda-feira (11), está prevista a formatura de 286 bombeiros, que reforçarão o efetivo da corporação especialmente nas ações de prevenção nas praias. A solenidade está programada para o turno da manhã, no Centro de Convenções, em Olinda.

Últimas notícias