MUDANÇAS

CTTU executa novo plano de circulação para a Ilha do Retiro

Primeira etapa começa a vigorar nesta terça-feira (16)

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 16/01/2018 às 3:23
Foto: Rafael Carneiro/Rádio Jornal
Primeira etapa começa a vigorar nesta terça-feira (16) - FOTO: Foto: Rafael Carneiro/Rádio Jornal
Leitura:

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) vai dar início à primeira fase do novo plano de circulação viária para a o bairro da Ilha do Retiro, Zona Oeste do Recife, a partir desta terça-feira (16). As mudanças foram anunciadas pelo órgão na última quinta-feira (11). Cerca de 160 placas de sinalização vertical e nove faixas de pedestre serão implantadas na área. As vias beneficiadas pelo plano serão as Avenidas Beira Rio, Sport Club do Recife, que é continuação da Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho, e a Rua Benfica.

Autarquia quer melhorar acessos

O plano tem por objetivo melhorar a acessibilidade aos bairros da Torre, Graças, Joana Bezerra e Boa Viagem, às Zonas Norte, Oeste e Sul. De acordo com a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, o novo plano vai promover mais segurança viária. “Novas travessias com semáforo estarão à disposição dos pedestres. O plano também vai dar fluidez aos veículos e BRTs que utilizam o Corredor Leste/Oeste”, concluiu. A segunda fase começará a ser executada no próximo sábado (20).

A CTTU divulgou um vídeo com as mudanças de trânsito para o bairro:


Veja como fica

 

Primeira Etapa (16 de janeiro de 2018)

 

Binário entre a Rua Benfica e Ruas professor Benedito Monteiro/José Múcio Monteiro

A Rua Benfica (no trecho entre o Túnel Chico Science e a Praça do Internacional) passa a ser mão única no sentido Derby, formando um binário com as Ruas Professor Benedito Monteiro e José Múcio Monteiro. Esta última terá o sentido de circulação invertido, ficando em direção à Avenida Sport Clube do Recife (Engenheiro Abdias de Carvalho).

Novo acesso na Rua Benfica

Um novo acesso será aberto na intercessão da Rua Benfica e Rua Doutor Severino Pinheiro, na altura da Praça do Internacional, permitindo que os motoristas trafeguem para os bairros da Torre e Graças, através da Avenida Beira Rio, sem a necessidade de girar à direita em direção à Praça do Derby. Nesta área, um semáforo será implantado para coordenar os movimentos dos veículos e dar mais segurança na travessia dos pedestres.

Novo acesso na Avenida Sport Clube do Recife (Engenheiro Abdias de Carvalho)

Nesta primeira etapa, também haverá a abertura do canteiro central na Avenida Sport Clube do Recife (continuação da Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho), permitindo que o condutor oriundo das Ruas Benedito Monteiro e José Múcio Monteiro possa acessar a via também no sentido da Avenida Governador Agamenon Magalhães. Um outro semáforo será implantado nessa intercessão para coordenar os movimentos dos veículos e dar mais segurança aos pedestres que circulam pelo local.

Segunda Etapa (20 de janeiro de 2018)

Binário entre a Avenida Beira Rio e a Avenida Prefeito Lima de Castro

No trecho compreendido entre o Túnel Chico Science e a Rua Doutor Hisbelo Campos, as avenidas Beira Rio e Prefeito Lima de Castro deixarão de ter sentido duplo de circulação e passam a formar um binário. A Avenida Beira Rio terá circulação no sentido Derby, e a Avenida Prefeito Lima de Castro passa a seguir na direção dos bairros de Joana Bezerra e Boa Viagem.

Túnel Chico Science

Complementando a nova circulação, o Túnel Chico Science passa a ser mão única, no sentido Derby. Com isso, os condutores que vêm das avenidas Beira Rio e Sport Clube do Recife (Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho) e do bairro da Ilha do Leite poderão acessar os bairros da Torre e Graças com mais facilidade, sem a necessidade de utilizar a Avenida Governador Agamenon Magalhães.

Últimas notícias