DIAGNÓSTICO

Pernambuco recebe testes sorológicos rápidos para arboviroses

Os insumos foram produzidos pelo laboratório público Bahiafarma e serão distribuídos no Estado

Editoria de Cidades
Cadastrado por
Editoria de Cidades
Publicado em 31/01/2017 às 19:10
Foto: Sayonara Moreno/ Agência Brasil
Os insumos foram produzidos pelo laboratório público Bahiafarma e serão distribuídos no Estado - FOTO: Foto: Sayonara Moreno/ Agência Brasil
Leitura:

Até o fim da semana, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES), deve elaborar uma estratégia de distribuição dos testes rápidos de diagnósticos de arboviroses, enviados pelo Ministério de Saúde (MS) na semana passada. Produzidos pelo laboratório público Bahiafarma, da Bahia, os insumos foram adquiridos pelo Governo Federal e repassados para as autoridades pernambucanas. 

A tecnologia confirma, em 20 minutos, se o paciente está ou já foi infectado pelo Zika em algum momento da vida. O novo insumo é mais eficiente do que o PCR ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que só detecta o vírus enquanto está na corrente sanguínea. O Estado determinará os locais que receberão os testes sorológicos, bem como os beneficiados pelo serviço. A SES não soube informar a quantidade de insumos enviados pelo MS.

REFORÇO

Além dos testes, a luta contra o Aedes aegypti ganha reforços internacionais. A Prefeitura do Recife firmou nesta terça-feira (31) uma parceria com pesquisadores da Universidade de Johns Hopkins, de Baltimore, nos Estados Unidos, que trabalha há nove meses em um projeto de combate ao vetor. Os três pesquisadores que estão no Brasil realizarão uma visita de campo à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) já nesta sexta-feira (3). 

“Eles estão desenvolvendo uma tecnologia promissora de monitoramento da densidade de vetores, que acompanha em tempo real o adensamento de mosquitos. A prefeitura poderá agir mais rápido, sabendo quais os bairros com maior proliferação do mosquito”, destacou o secretário da pasta de Saúde, Jailson Correia. Segundo ele, os próximos meses são de prospecção e troca de conhecimentos entre as duas universidades.

Últimas notícias