Doação de órgãos

Pernambuco é eleito o 2º estado no Brasil em transplantes de coração

Dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos. Transplantes de coração realizados em 2017 já superam o ano passado em 13%

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 09/11/2017 às 9:38
Agência Brasil
Dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos. Transplantes de coração realizados em 2017 já superam o ano passado em 13% - FOTO: Agência Brasil
Leitura:

Pernambuco ganhou mais um reconhecimento nacional na área de transplantes de órgãos em 2017. Depois de ser eleito o segundo colocado no país em médula óssea e primeiro no Norte e Nordeste em rim, pâncreas e córneas, a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) divulgou que o Estado está em primeiro lugar no Norte e Nordeste e em segundo no Brasil no transplante de coração.

Entre janeiro e setembro, foram 43 pacientes transplantados, superando 13% o total do ano passado. “Precisamos chamar a atenção de todos os pernambucanos para esse tema. Só há doação quando um familiar exerce o seu direito de doar o órgão ou tecido do seu ente querido. Por isso a importância de conversarmos e tirarmos todas as dúvidas sobre o assunto ainda em vida, além de já externarmos nosso desejo de ser doador”, afirma a coordenadora da Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE), Noemy Gomes.

Fila de espera

Atualmente, na fila de espera por um órgão em Pernambuco, há 1.032 pacientes. Desses, 792 aguardam um rim, 136 córnea, 80 fígado, 16 medula óssea, 7 coração e 1 rim/pâncreas.

Últimas notícias