Rafaela Mandelli: Karin quer mostrar como pensa e respeita as diferenças

Quarta e última temporada da série O Negócio estreia domingo (18/3) na HBO

/HBO/Divulgação
Quarta e última temporada da série O Negócio estreia domingo (18/3) na HBO - FOTO: /HBO/Divulgação

Karin (Rafaela Mandelli) está prestes a lançar um livro sobre a história dela no início da quarta temporada de O Negócio (HBO). Com isso, Luna (Juliana Schalch), Magali (Michelle Batista), Mia (Aline Jones) e Ariel (Guilherme Weber) precisam contar para pessoas próximas a verdade sobre como ganham dinheiro. O episódio que retoma a trama da série criada por Luca Paiva Mello e Rodrigo Castilho é exibido domingo (18/3), às 21h.

"Na terceira temporada ela anuncia que vai escrever o livro e pede autorização de todo mundo que participou da história. É bastante forte porque todo mundo vai ter que assumir para a família e os amigos o que faz. O começo (da quarta temporada) mostra como a família e outras pessoas reagem à notícia. Mostra o quanto isso pode ser libertador e difícil de fazer. Acho que é possível ter uma identificação forte nesse lugar", afirma a atriz Rafaela Mandelli.

O que a artista diz aponta para a possibilidade de se partir de uma questão específica da série, já que os personagens estão envolvidos com a prostituição, para refletir sobre momentos da vida em que as pessoas precisam pensar sobre o que são ou fizeram e falar sobre isso para os outros.

"Agora existe um aprofundamento da Karin em relação a uma coisa que ela já vem pensando, o combate ao preconceito e a coragem de assumir perante todo mundo o que ela é e o que ela faz", continua Rafaela.

A artista comenta como o formato de série, com temporadas ao longo dos anos, permitiu que ela mergulhasse na história e nas características de Karin. "É o primeiro trabalho com um tempo tão grande que eu tenho. É muito valioso ir crescendo e amadurecendo com as personagens. Temos a oportunidade de ver o que funciona ou não, o que público gosta ou não. Karin tem uma dureza, tive que me conter muito em vários momentos. Ela não bota a emoção para fora. Não queria que ela soasse séria demais e parecesse arrogância. Mas o público gostou justamente desse lugar para dentro. No momento em que havia uma tentativa de aliviar, não era mais a Karin", conclui a atriz.

Aline Jones viveu uma experiência diferente da que teve Rafaela, pois Mia entrou na história com a série em andamento. "Confesso que no começo eu me perguntava se era capaz. Se tinha força suficiente para ser uma mulher da série O Negócio. Mas, ao mesmo tempo, as meninas todas foram muito amorosas comigo. As viagens que fizemos juntas para divulgar a série acabaram nos aproximando muito também. Fui vendo como poderia inserir minha personalidade, como atriz, ao grupo de Rafaela, Juliana e Michele. Depois do que a gente viveu nas Bahamas, nada nos separa", conta Aline.

"Na quarta temporada a gente vai de fato conhecer Mia. Na terceira, ela é parte da estratégia de marketing da Karin para levantar o clube. A gente vai ver como a personalidade de Mia agrega a esse quarteto fantástico", antecipa Aline.

"Quando li o roteiro, achei o final muito emblemático e surpreendente. Tem uma pergunta que me fiz: o que se esperava para o final feliz de uma mulher moderna? De certa forma, foi uma aprendizado. Existem tantas referências que a gente recebe desde a infância sobre o que seria o final feliz de uma mulher, acho que a série vem atravessando esses paradigmas e preconceitos que estão dentro da gente. Ela me fez pensar no que, para mim, é um final feliz", explica Aline.

O quarto ano da série, composto por 12 episódios, tem novos personagens, como Camilo (Rodrigo Pandolfo), amigo de infância de Oscar (Gabriel Godoy); o produtor Rodolfo Sherman (Dalton Vigh); o poliamorista Guga (Erom Cordeiro); o homem trans Fran (Leo Moreira Sá); o advogado criminalista Zaidan (Rodrigo Pavon) e a garota de programa Debbie (Carolina Borelli). A modelo Talytha Pugliesi faz uma participação especial.

Eduardo Moscovis interpreta o âncora do programa de TV Confronto, para o qual Karin será entrevistada. Charmoso e conservador são adjetivos utilizados pela HBO para descrever o personagem. "Nossa equipe é praticamente a mesma desde a primeira temporada, uns 70% ou 80%. Tivemos muitas participações, muitos atores passaram pela série, isso foi muito legal para a gente. O personagem do ‘Du’ terá um embate com Karin. Ela não quer que as pessoas pensem como ela, ela quer mostrar como pensa e respeita as diferenças. o que não acontece muito hoje", opina Rafaela.

Estreia internacional

O Negócio é a primeira série original da HBO Latin America a alcançar quatro temporadas. A derradeira é lançada simultaneamente em mais de 50 países. "Temos um retorno muito grande, de muitos países. A série tem um público muito fiel, acho que ela tem um lugar de identificação muito grande por ter quatro protagonistas mulheres, completamente diferentes. As personagens são donas da própria vida, tomam decisões por si. As mulheres dialogam com a gente nesse lugar. É muito gratificante, não imaginei que a série fosse chegar a tantos lugares", revela a atriz que deu vida a Karin.

Últimas notícias