Coquetel Molotov

Francisco El Hombre se apresenta na etapa Belo Jardim do Coquetel Molotov

Quinteto mescla sonoridades tradicionais brasileiras a ritmos latino

Rostand Tiago
Cadastrado por
Rostand Tiago
Publicado em 20/10/2018 às 14:24
Foto: Rodrigo Gianesi/ Divulgação
Quinteto mescla sonoridades tradicionais brasileiras a ritmos latino - FOTO: Foto: Rodrigo Gianesi/ Divulgação
Leitura:

Ao lançar seu primeiro álbum, o Soltasbruxa, em 2016, o quinteto Francisco El Hombre rodou bem o país, com Pernambuco sendo um lugar de grande frequência da banda, com shows em festivais como o Guaiamum Treloso e Rec Beat, passando mais recentemente por aqui durante o período da Copa do Mundo.

Neste sábado, o conjunto formado pelos irmãos mexicanos Sebastián e Mateo Piracés-Ugarte, junto aos brasileiros Juliana Strassacapa, Adrei Kozyreff e Rafael Gomes, desbravam o interior do estado, tocando na etapa de Belo Jardim do Festival Coquetel Molotov, agora encerrando o ciclo iniciado há dois anos.

A fusão de sonoridades tradicionais brasileiras com populares ritmos latinos é algo há muito presente na música brasileira, ganhando novos fôlegos no trabalho do grupo formado em Campinas. Para dar essa forma ao Soltasbruxa, conhecimentos foram absorvidos pelas andanças Brasil afora.

“A nossa primeira passagem pelo Nordeste foi justamente quando a gente estava começando a escrever o primeiro disco, conhecemos ainda mais os elementos da batucada brasileira e aprofundamos nosso conhecimento com o que já estávamos pesquisando na América Latina”, afirma Mateo, violão e voz. Pernambuco e seu interior não ficaram de fora.

O cenário dessas misturas vem ganhando força aos olhos da banda, com aumento de pesquisas sobre os ritmos. “Acho que as bandas estão entendendo isso e encontrando estilos como a cumbia colombiana, que dialoga muito com a música do Norte e do Nordeste. Se você vai pesquisar música, você não precisa ir para Europa”, explica.

A promessa para a apresentação de sábado é de “botar fogo de vez” no disco de 2016, encerrando um ciclo e criando as expectativas para o próximo. “O ao vivo é fogo puro, até porque show é olho no olho”, diz Mateo.

A banda ainda comenta sobre mudanças na plateia ao se fazer um show em um momento eleitoral que gera tensão. “A real é que você percebe isso muito mais forte em uma multidão, como conseguimos ver agora. Cada um levanta as questões que achar necessário, eu posso falar por mim que nesse momento o que eu quero falar é do agora”, conclui o vocalista.

Atrações

Franciso El Hombre subirá ao palco do Parque do Bambu, que ainda contará com shows de Lia de Itamaracá, Jurandex e Romero Ferro.

 

Últimas notícias