COPA DO MUNDO

Diversos craques mundiais estiveram na Copa do Mundo de 1982

Todos foram desbancados por Paolo Rossi, artilheiro com seis gols

Matheus Cunha
Cadastrado por
Matheus Cunha
Publicado em 18/02/2018 às 9:33
Estadão Conteúdo
Todos foram desbancados por Paolo Rossi, artilheiro com seis gols - FOTO: Estadão Conteúdo
Leitura:

Falcão, Sócrates, Zico e Júnior não foram as únicas estrelas do futebol mundial na Copa do Mundo de 1982. O brasileiros tiveram as companhias do francês Michel Platini, do argentino Diego Maradona, do alemão Rummenigge e do soviético Dasayev, por exemplo. Mas todos foram desbancados por Paolo Rossi, artilheiro da competição com seis gols e eleito o melhor jogador daquele Mundial.

Seis titulares campeões mundiais em 1978 estavam no time titular da Argentina na estreia em 82, na derrota por 1x0 para a Bélgica. O atacante Mário Kempes, artilheiro na conquista do primeiro titulo Mundial da albiceleste com seis tentos anotados, foi convocado pelo técnico Cesar Luis Menotti. Mas não balançou as redes em nenhuma das oportunidades. Diego Maradona marcou duas vezes, mas a pouca idade (21 anos) pesou e ele não fez grandes exibições.

Pelo lado francês, a principal peça da equipe era o meia Michel Platini, que atuava pelo Saint-Étienne. Marcou apenas um gol no Mundial, mas as boas atuações (a França caiu nas semifinais para Alemanha, nos pênaltis, após empatar em 3x3 no tempo normal) fizeram com que os italianos da Juventus buscassem a sua contratação após a competição. O meia Alain Giresse era outro destaque daquela equipe.

O goleiro Dino Zoff, outra estrela daquela Copa do Mundo e campeão com a Itália, chegou a afirmar que o arqueiro da União Soviética, Rinat Dasayev, havia sido o “meu da posição” no Mundial. Ele sofreu quatro gols nas quatro partidas que fez na Espanha, dois a menos que o adversário italiano.

Paolo Rossi quase não conseguiu ir à Espanha em 1982. Ele havia se envolvido em um esquema de manipulação de resultados quando defendia o Lanerossi Vicenza e o Perugia, ambos da Itália. Foi absolvido na Justiça Comum, mas acabou sendo condenado na Justiça Desportiva por três anos. A pena acabou reduzida para dois e ele foi liberado para atuar meses antes do início da Copa. Marcou seis gols nas últimas três partidas (ver a principal).

Outros nomes conhecidos, mas de seleções com menor expressão, também disputaram a Copa do Mundo em 1982. É o caso de Zbigniew Boniek, meia da Polônia e um dos destaques da Juventus, que ainda tinha Platini e Paolo Rossi no elenco.

CURIOSIDADES

A Copa do Mundo de 1982 teve alguns marcos. A seleção brasileira, por exemplo, teve pela primeira vez jogadores que não atuavam no Brasil: Falcão (Roma-ITA) e Dirceu (Atlético de Madrid-ESP). Apenas os atletas que atuavam em solo nacional podiam ser convocado antes. Arnaldo Cezar Coelho foi o primeiro árbitro do Brasil a apitar uma final de Mundial.

A Espanha também viu a maior goleada da história da competição. Foram impiedosos 10x1 da Hungria contra El Salvador, que passava por uma guerra civil. A goleada pouco serviu para os húngaros, que caíram ainda na fase de grupos, após perder para a Argentina e empatar com a Bélgica.

Últimas notícias