Rússia 2018

Jogadores da seleção chegam nesta segunda (21) à Granja Comary

Tite vai trabalhar durante 27 dias com o grupo até a estreia na Copa do Mundo, contra a Suíça, em 17 de junho

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 20/05/2018 às 20:11
AFP
Tite vai trabalhar durante 27 dias com o grupo até a estreia na Copa do Mundo, contra a Suíça, em 17 de junho - FOTO: AFP
Leitura:

A seleção brasileira começa a viver a partir desta segunda-feira (21) o espírito de Copa do Mundo. Isso porque o grupo comandado pelo técnico Tite inicia a preparação para o Mundial. Será um período de 27 dias de treinos até a estreia no dia 17 de junho, contra a Suíça. Vinte jogadores, do total dos 23 convocados, são esperados na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). As ausências certas são de Casemiro e Marcelo, do Real Madrid, e Roberto Firmino, do Liverpool. O trio disputará a final da Liga dos Campeões no próximo sábado. Por isso, só se apresenta na próxima semana, já em Londres, quando o Brasil inicia a “fase europeia” de preparação.

Será a primeira vez, em quase dois anos à frente da seleção, que Tite terá um longo período para treinar. E ele vibra com essa possibilidade. “Vamos conseguir trabalhar alguns detalhes, virtudes e defeitos dos adversários”, ressaltou o treinador. “(A intenção é) usar esses atletas com o melhor nível técnico possível, estabelecendo algumas variações (táticas)”, completou.

PROGRAMAÇÃO

Nesta segunda (21) e terça-feira (22), os jogadores não vão trabalhar com bola. O grupo fará exames clínicos e será avaliado fisicamente no novo centro de excelência, inaugurado na última sexta-feira pela CBF. A intenção da comissão técnica é ter um diagnóstico preciso da condição física de cada jogador, já que eles chegam em estados variados, os que jogam em clubes europeus estão terminando a temporada, enquanto que os que atuam no País não estão nem mesmo na metade dela.

A partir dos resultados dos testes, os preparadores físicos e fisiologistas do time vão programar treinos individualizados. A ideia é fazer com que o elenco tenha uma condição mais uniforme já para a estreia na Copa do Mundo, diante da Suíça.
Já a formação do time para o Mundial começará a ser esboçada na quarta-feira, quando Tite comandará suas duas primeiras atividades com bola em um dos gramados do CT da seleção brasileira, uma pela manhã e outra à tarde. Existe a expectativa de que o atacante Neymar consiga treinar com o grupo, ainda que com intensidade moderada. A previsão da comissão é de que o atacante do Paris Saint-Germain passe definitivamente a trabalhar com bola na sexta-feira, no penúltimo dia de atividades na Granja Comary. O grupo faz um último treino no sábado e embarca domingo para Londres.

Sem poder contar com pelo menos cinco jogadores, além dos três que não se apresentam, Neymar está voltando de lesão e Fagner só deve estar à disposição no fim do mês, Tite “convocou” seis atletas das categorias de base de clubes brasileiros para o período de treinos no Rio. O zagueiro Vitão (Palmeiras), os laterais Vitinho (Cruzeiro) e Weverson (São Paulo) e os atacantes Brenner (São Paulo), Marrony e Lucas Santos (ambos do Vasco) serão espécies de clones utilizados pelo treinador para suprir as ausências no grupo de 23 convocados.

Até as 14h desta segunda (21), são esperados Marquinhos, Fred, Filipe Luís, Danilo, Paulinho, Gabriel Jesus, Ederson, Fágner, Neymar, Thiago Silva, Renato Augusto, Douglas Costa, Taison, Fernandinho, Willian e Geromel. Apenas o goleiro Cássio chega no período da noite. Coutinho, Miranda e Alisson chegam nesta terça (22).

Últimas notícias