Mundial

Quatro seleções ganharam Copa do Mundo das classificadas para quartas

Somente França, Brasil, Inglaterra e Uruguai conquistaram a Copa do Mundo

Diego Toscano
Cadastrado por
Diego Toscano
Publicado em 04/07/2018 às 7:02
Fotos: AFP
Somente França, Brasil, Inglaterra e Uruguai conquistaram a Copa do Mundo - FOTO: Fotos: AFP
Leitura:

Com apenas uma zebra, três disputas por pênaltis e 24 gols em oito jogos, encerraram-se ontem as oitavas de final da Copa do Mundo na Rússia. A partir da próxima sexta, oito equipes permanecem vivas e abrem as quartas. Tem lado “super-campeão”, chave de azarões e os donos da casa, que surpreenderam a Espanha e continuam vivos. O Brasil foi o único do mata-mata que venceu por dois gols de diferença. Pela composição do chaveamento, já é certo que um europeu, dos seis restantes, estará na final. Isso porque Brasil e Uruguai, caso avancem, se cruzam nas sêmis. A última decisão sem nenhum europeu foi em 1950 - os uruguaios bateram os brasileiros.

O confronto que abre as quartas de final, na próxima sexta, às 11h, em Nizhy Novgorod, é o único que terá campeões mundiais dos dois lados. A França, vencedora em 1998 e que despachou a Argentina de Messi num emocionante 4x3 em Kazan, encara o Uruguai, bicampeão (1930 e 1950) e que bateu Cristiano Ronaldo e Portugal por 2x1 em Sochi. Desse lado da chave, oito títulos. Além de uruguaios e franceses, o pentacampeão Brasil pega o vencedor deste duelo.

A seleção francesa aposta na juventude de Mbappé, autor de dois gols contra a Argentina. O garoto de 19 anos do PSG igualou o feito de Pelé ante os hermanos, tornando-se o segundo jogador sub-20 a marcar dois gols em mata-mata. O ataque poderoso também conta com os goleadores Giroud e Griezmann. Já o Uruguai, que tem a melhor defesa da competição ao lado do Brasil, com um gol sofrido em quatro jogos, também não fica atrás no quesito ofensivo: Suárez e Cavani têm, juntos, cinco gols na Copa. O problema é que o atacante do PSG, com lesão na panturrilha, é dúvida para o jogo.

A sexta, além do duelo de campeões, terá também o penta Brasil em ação. A seleção passou com tranquilidade pelo México por 2x0 e pega a Bélgica a partir das 15h, em Kazan. Com Neymar como destaque - dois gols e duas assistências em quatro jogos -, a equipe do técnico Tite chega embalada e reforçada para as quartas de final. Willian voltou a jogar bem, Marcelo e Douglas Costa retornam do DM e a defesa continua segura, com apenas um gol sofrido em quatro jogos.

O adversário é a Bélgica, que junto com o Uruguai tem 100% de aproveitamento na Copa da Rússia. Nas oitavas, porém, a famosa melhor geração belga quase foi pra casa. Contra o Japão, chegou a perder por 2x0 e só virou nos acréscimos. Mesmo assim, tem um poderio ofensivo de dar inveja: Lukaku, De Bruyne e Hazard formam o melhor ataque da Copa, com 12 gols.

No sábado, a chave com mais surpresas entra em ação, pois a única que já foi campeã é a Inglaterra, que levou a taça em 1966. Nas oitavas, passou nos pênaltis contra a Colômbia, que levou para a prorrogação com empate nos acréscimos. Os ingleses tem o artilheiro Harry Kane, com seis gols na Copa.

Os ingleses enfrentam a Suécia a partir das 11h, em Samara. Já na sua melhor campanha desde 1994, quando foi semifinalista, os suecos querem surpreender mais uma grande seleção. Nas Eliminatórias Europeias, deixaram a Holanda pra trás. Na repescagem, bateram a Itália e garantiram vaga na Copa. No Grupo F, foi primeiro lugar e viu a Alemanha ser eliminada.

ANFITRIÃ

Grande zebra das oitavas ao eliminar a Espanha nos pênaltis, a Rússia pega a Croácia em Sochi a partir das 15h. Os donos da casa, que chegaram na Copa sem ganhar desde outubro, surpreenderam na fase de grupos ao golear a Arábia Saudita (5x0) e vencer o Egito (3x1). Contra os espanhóis, apesar de mais de 1.100 passes dos europeus, os russos tiveram a frieza e contaram com o brilho do goleiro Akinfeev, que pegou duas penalidades. Já Croácia suou, mas bateu a Dinamarca também nos pênaltis. Apesar do goleiro Schmeichel ter pego três penalidades, incluindo uma no segundo tempo da prorrogação, os croatas passaram de fase e querem igualar a campanha de 1998 - foram semifinalistas.

Últimas notícias