WSL

Gabriel Medina e Yago Dora superam repescagem do Rio Pro

Ao todo, quatro surfistas do País estiveram no mar, mas Bino Lopes e Jessé Mendes não avançaram

Luana Ponsoni
Cadastrado por
Luana Ponsoni
Publicado em 11/05/2017 às 15:35
WSL/Divulgação
Ao todo, quatro surfistas do País estiveram no mar, mas Bino Lopes e Jessé Mendes não avançaram - FOTO: WSL/Divulgação
Leitura:

Dois dos oito brasileiros que disputam a segunda fase (repescagem) do Oi Rio Pro, na praia de Itaúna, em Saquarema (RJ), já se garantiram na terceira fase da competição. Na manhã desta quinta-feira (11), porém, apenas Yago Dora, Jessé Mendes, Bino Lopes e Gabriel Medina tiveram a oportunidade de cair na água, com classificação do primeiro e do último. A competição precisou ser paralisada após a quarta bateria porque o mar não estava reunindo boas condições para a disputa.

Yago Dora foi o primeiro a competir. Ele fez a bateria de abertura da segunda fase contra o australiano Kolohe Andino e levou a melhor ao obter 14.27, contra 13.23 do oponente. Logo depois, foi a vez de Bino Lopes entrar no mar, mas ele não teve a mesma sorte que o compatriota. Acabou eliminado pelo australiano Owen Wright por esmagadores 16.00 a 8.97.

A terceira bateria da segunda fase foi 100% brasileira e trouxe uma certa polêmica na classificação do campeão mundial de 2014, Gabriel Medina. Ao disputar uma vaga com o líder da categoria de acesso (QS), Jessé Farias, o surfista de Maresias pode ter sido beneficiado por uma queda do oponente provocada por um fotógrafo da WSL.

Jessé evoluía bem na onda e vencia a bateria por 7.03 a 1.50 de Medina, quando precisou se jogar da onda. Em seu caminho estava Daniel Smorigo, um dos fotógrafos oficiais da competição. “Eu não cheguei a bater nele, mas meio que ele ficou na minha visão, eu pensei que fosse bater e mudei a minha linha. Acabei caindo por causa disso, mas eu não cheguei a bater nele”, explicou o carioca que foi convidado pela organização para disputar o Oi Rio Pro.

Ao término da bateria, Gabriel Medina acabou avançando com 14.20 a 10.66. Depois de rever as imagens da queda de Jessé envolvendo o fotógrafo, a WSL achou por bem não dar qualquer punição a Smorigo.

LAY DAY

Como após essa disputa os ventos aumentaram em Itaúna, fazendo o mar ficar muito mexido, as baterias foram paralisadas. A previsão é que a organização da WSL faça uma nova chamada para avaliar as condições da água às 6h45 desta sexta-feira (12).

Últimas notícias