RECIFE/FERNANDO DE NORONHA

Família Hutzler disputará a Refeno com um verdadeiro furacão a bordo

Felipe Hutzler tem 5 anos e vai para a sua quarta Refeno

Matheus Cunha
Cadastrado por
Matheus Cunha
Publicado em 24/09/2017 às 9:24
Sérgio Bernardo/JC Imagem
Felipe Hutzler tem 5 anos e vai para a sua quarta Refeno - FOTO: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Leitura:

Em família. É assim que o barco Aventureiro 3 será comandado na Regata Recife/Fernando de Noronha (Refeno), que terá o seu início no próximo sábado, no Marco Zero do Recife. Pai, mãe e filho juntos em uma aventura de 524km até o arquipélago pernambucano. Família unida, que permanece em sintonia mesmo no meio do oceano. Todos a bordo de um catamarã francês, que fica quase de cabeça para baixo com a presença do filho de 5 anos.

O comandante da embarcação é um velho conhecido da vela pernambucana. Hans Hutzler, pernambucano de ascendência alemã, é campeão Norte-Nordeste de dingue e ainda é prático – uma espécie de manobrista de navios quando eles chegam aos portos. Ele veleja ao lado da esposa Karina Hutzler, sua companheira no título nacional. Com os dois vai o filho Felipe Hutzler, carinhosamente chamado pelos pais de Lipe. Outros três tripulantes, todos amigos do casal há anos, completam a lista.

A expectativa é de que eles façam a travessia entre 34 e 36 horas. Será muito tempo em alto mar, o que poderia dar tédio a qualquer criança de cinco anos. Mas não para Lipe. A veia velejadora pulsa no garoto, que é apaixonado pelo esporte e não para um minuto sequer enquanto os pais são entrevistados pela reportagem do JC. Corre por todo o barco, como se estivesse em terra firme.

“Todo mundo chega bastante cansado ao arquipélago, menos Felipe. Ele não para um minuto. Uma vez, em alto mar, ele resolveu pular no pula-pula (elásticos que ficam no piso da parte dianteira da embarcação e que lembra o brinquedo infantil). Isso foi uma agonia, porque todos ficaram em volta para protegê-lo, enquanto ele se acabava em sorrisos”, lembra a mãe. Mesmo com apenas cinco anos, o caçula já é um experiente quando o assunto é Refeno. Participou de três edições.

ESTUDO EM ALTO MAR

Nem tudo é apenas passeio durante a Regata. Karina garante que há espaço para a hora do dever escolar que ficou acumulado do final de semana. Outra observação que a genitora faz é quanto à observação de animais marinhos. Um livro com figuras de todas espécies de peixe brasileiras tem um lugar cativo no Aventureiro 3. A cada novo animal visto, Felipe corre para anotar o seu nome no exemplar.

“Nós temos uma casa na água, então vivemos sempre em harmonia com a natureza. Lipe sempre gosta de ver os golfinhos que ficam próximos a Noronha e os peixes que sempre vemos na volta. O nosso lixo também é reciclado e descartamos apenas no continente, para não sobrecarregar o arquipélago. Usamos também painéis solares para conseguir energia”, afirmou Karina.

Comandante da embarcação, Hans é o faz tudo quando o assunto é relacionado ao catamarã. Karina fica responsável pela comida e organização dos cômodos. E, enquanto todos se preocupam em garantir o funcionamento do Aventureiro 3, Lipe só pensa em brincar e curtir o passeio na sua “casa do mar”.

Últimas notícias