BONS NÚMEROS

Luxemburgo efetiva zaga titular do Sport com Durval na reserva

Ronaldo Alves e Henriquez serão titulares do Sport contra o Cruzeiro, com o ídolo Durval na reserva

Felipe Holanda
Cadastrado por
Felipe Holanda
Publicado em 18/08/2017 às 8:02
Fotos: JC Imagem e Williams Aguiar/Sport
Durval encerrou sua carreira de jogador em janeiro de 2020. - FOTO: Fotos: JC Imagem e Williams Aguiar/Sport
Leitura:

O rodízio de zagueiros utilizado por Vanderlei Luxemburgo no Sport chegou ao fim. Sem pestanejar, o comandante leonino confirmou a dupla de defensores titular: Ronaldo Alves e Henríquez Bocanegra, com o ídolo Durval ficando como opção no banco de reservas. E Luxa tem seus motivos para a efetivação dos defensores. 

Mais que isso, tem números: a parceria do colombiano com o brasileiro é de sucesso. Em cinco jogos jogando juntos, Ronaldo Alves e Henríquez ainda estão invictos no Campeonato Brasileiro, com quatro vitórias (sobre Santos, Coritiba, Atlético-GO e Bahia), além de um empate sem gols contra a Ponte Preta no último final de semana. 

Em entrevista, Luxemburgo afirmou que o rodízio é importante para o funcionamento do time, mas não pode se estender por todo um campeonato. Ele alegou que a tomada de decisão aconteceu para que os zagueiros se sintam mais entrosados dentro de campo.

“A zaga titular é Ronaldo Alves e (Henríquez) Bocanegra. É necessário ter uma equipe definida. Quanto mais eles jogarem juntos, melhor. Mas isso não quer dizer que não posso mudar depois”, disse Vanderlei, que também fez questão de enaltecer a importância de Durval para o Sport. “Conversei com ele (Durval). Uma conversa de homem. Ele é um profissional e merece respeito. Eu disse para ele: nesse momento você está fora, mas quero sempre contar contigo”, emendou.

Os bons números do sistema defensivo com Ronaldo Alves e Henríquez não param por aí. Nas cinco partidas já citadas acima, o Sport sofreu apenas um gol, contra o Bahia, na Arena Fonte Nova. Na ocasião, os rubro-negros triunfaram por 3x1, quebrando um tabu de quase 28 anos sem vencer o rival em solo baiano. Nos outros quatro compromissos, nada de bola nas redes leoninas: 1x0 no Santos, 3x0 no Coritiba, 4x0 no Atlético-GO e 0x0 contra a Ponte Preta.

A torcida do Sport, por sua vez, aprovou a escolha de Luxemburgo. Em enquete feita no Twitter do Jornal do Commercio, a dupla Ronaldo Alves e Henríquez foi eleita a preferida com 81% dos votos. 

Mas no geral, a defesa do Sport precisa melhorar o desempenho. Em 20 jogos pela Série A, o rubro-negro tem a 12ª pior marca de tentos sofridos, sendo vazado 26 vezes – média de mais de um gol por jogo. Enquanto isso, o ataque leonino vive boa fase no Brasileirão. É o terceiro mais efetivo com 30 gols marcados, atrás apenas do líder Corinthians (32) e do Grêmio (35), segundo colocado na tabela.

TIME DEFINIDO

Quanto ao resto da equipe, não há mais interrogações para Luxemburgo, que não fez mistério pela primeira vez desde que chegou ao Sport. No penúltimo treino na capital pernambucana antes de viajar para Belo Horizonte, na quinta (17), o técnico rubro-negro confirmou os 11 titulares para encarar o Cruzeiro. Será apenas uma mudança em relação ao time que empatou com a Ponte no último domingo: o retorno de Samuel Xavier à lateral direita depois de cumprir suspensão pelo terceiro amarelo, colocando Raul Prata como opção no banco de reservas.

Últimas notícias