SÉRIE A

Sport vence o Ceará por 1x0 e deixa a zona do rebaixamento

Com a vitória, os rubro-negros chegaram à 16ª colocação, com 36 pontos

Filipe Farias
Cadastrado por
Filipe Farias
Publicado em 05/11/2018 às 20:54
Foto: Bobby Fabisak/ JC Imagem
Com a vitória, os rubro-negros chegaram à 16ª colocação, com 36 pontos - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/ JC Imagem
Leitura:

Após 11 rodadas, enfim, o Sport deixou a zona do rebaixamento. Foi sofrido, com um placar magro, que a equipe leonina conseguiu vencer o Ceará por 1x0, nesta segunda-feira (5), na Ilha do Retiro, pela 32ª rodada do Brasileirão. O autor do gol da vitória rubro-negra foi Gabriel, artilheiro do time na Série A com cinco tentos marcados.

Com o triunfo, o Leão saltou para a 16ª rodada, com 36 pontos, dois a mais que o Vitória (17º). Na próxima rodada, o Sport encara o Fluminense, domingo (11), às 18h (horário do Recife), pela 33ª rodada do Brasileiro.

O JOGO

Disposto a deixar definitivamente a zona do rebaixamento, o Sport entrou em campo com um só objetivo: a vitória. Com o apoio do torcedor, que compareceu em peso na Ilha do Retiro, os jogadores rubro-negros sentiram a energia positiva vinda das arquibancadas e buscaram abrir o placar logo nos minutos iniciais. O abafa do Leão quase surtiu efeito. Logo aos dez minutos, Michel Bastos toca para Cláudio Winck na entrada da área. O lateral dá um passe de letra e acha Gabriel livre para finalizar forte, mas Everson espalma e salva o Ceará.

Bem treinado por Lisca, os atletas da equipe cearense não se intimidaram com a blitz inicial do Sport. E, quando possível, buscava incomodar os donos da casa. Aos 16, após rápido contra-ataque, o atacante Leandro Carvalho acerta um chute rasante, mas Maílson consegue defende em dois tempos. Nem mesmo o susto tomado fez com que a time leonino diminuísse o ímpeto ofensivo.

Mesmo com maior posse de bola, os rubro-negros não conseguiam traduzi-la em finalização e só levava perigo aos cearenses através de bolas paradas. Do outro lado, o Vozão estava confortável na partida, pois foi sabendo "sofrer", jogando atrás e saindo nas contra-ofensivas que o time conseguiu deixar o Z-4. No final da primeira etapa, os visitantes quase abrem o placar. Aos 42, Arthur Cabral partiu em disparada pela direita e chutou buscando o ângulo de Maílson, que esticou o braço para colocar para escanteio.

Na volta para o segundo tempo, o técnico Milton Mendes buscou corrigir o principal erro da etapa inicial: a falta de finalização. Os jogadores leoninos mostraram que entenderam o recado e passaram a jogar de maneira vertical. Logo aos sete minutos, o resultado. Mateus Gonçalves partiu pra cima de Fabinho, ganhou na velocidade e cruzou para a área. Hernane finalizou meio sem jeito, Everson espalmou, mas no rebote Gabriel empurrou para as redes: 1x0.

Mais incisivo, o Sport passou a incomodar Everson com mais frequência. E só não ampliou o placar graças ao goleiro cearense, que cresceu pra cima de Gabriel, aos 26, quando o meia de cara para o gol chutou pela linha de fundo, e ao interceder o arremate de Hernane, aos 29.

Com o placar em vantagem, os rubro-negros buscaram assegurar os três pontos. Apesar do recuo excessivo e de tomar sufoco nos minutos finais, o Sport conseguiu a vitória que o tirou da zona do rebaixamento.

FICHA DA PARTIDA - SPORT 1X0 CEARÁ

SPORT: Mailson; Cláudio Winck, Ernando, Adryelson e Raul Prata (Ronaldo Alves); Marcão, Jair e Michel Bastos; Gabriel (Fellipe Bastos), Mateus Gonçalves e Hernane Brocador (Rogério). Técnico: Milton Mendes.

CEARÁ: Éverson; Fabinho, Tiago Alves, Luiz Otávio e Felipe Jonatan; Juninho, Pedro Ken (Cardona) e Ricardinho (Eder Luis); Calyson (Felipe Azevedo), Leandro Carvalho e Arthur. Técnico: Lisca.

Local: Ilha do Retiro, no Recife (PE). Árbitro: Anderson Daronco (RS). Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Rafael da Silva Alves (RS). Gol: Gabriel, aos 7 minutos do 2º tempo. Cartões amarelos: Ernando, Marcão e Gabriel (SPO) e Pedro Ken, Leandro Carvalho, Cardona (CEA). Público: 25.002. Renda: 265.185.

Últimas notícias