Rio de Janeiro

Há um ano, acidente aéreo vitimava duas pessoas em Paraty

Avião que transportava o ministro do STF Teori Zavascki caiu na cidade fluminense nesta quinta

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 19/01/2017 às 18:25
Foto: Valter Campanato Agência Brasil
Avião que transportava o ministro do STF Teori Zavascki caiu na cidade fluminense nesta quinta - FOTO: Foto: Valter Campanato Agência Brasil
Leitura:

A cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, onde um avião caiu com quatro pessoas - entre elas o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki - nesta quinta-feira (19), foi cenário, há um ano, de outro acidente aéreo. No dia 3 de janeiro de 2016, um avião bimotor caiu em uma área de mata fechada na cidade, vitimando o piloto e o copiloto da aeronave.

Segundo informações publicadas à época pelo Estadão Conteúdo, o avião seguia de São Paulo para Paraty e apenas as duas vítimas estavam à bordo. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a aeronave decolou do Aeroporto Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo, assim como o avião de Teori, que saiu do terminal paulista às 13h01 de hoje com destino à cidade fluminense.

A aeronave do modelo King Air, prefixo PP-LMM, era operada pela empresa de táxi aéreo Aristek, que tem um hangar no Campo de Marte. O bimotor pertencia ao Grupo Shibata Ltda., com sede em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Morre o ministro Teori Zavascki

O avião que caiu com o ministro Teori Zavascki também era um bimotor e caiu no mar. Além do magistrado, outras três pessoas estavam na aeronave, que ficou quase completamente submersa, com cerca de 80% da sua estrutura debaixo do mar. Os corpos das vítimas ficaram presos às ferragens.

Conforme informações do Corpo de Bombeiros, o alerta de queda aconteceu às 14h15. No início da tarde, o filho de Zavascki, Francisco Zavascki, confirmou, pelo Facebook, que o pai estava no avião e que a família esperava por um milagre. 

Biografia

Teori Albino Zavascki é ministro do Supremo Tribunal Federal desde 29 de novembro de 2012 e foi nomeado pela presidente Dilma Rousseff. O magistrado também já foi ministro do Superior Tribunal de Justiça de 2003 a 2012, indicado por Fernando Henrique Cardoso e nomeado pelo então presidente Lula. 

Zavascki é catarinense de Faxinal dos Guedes, tem 64 anos e integra o Superior Tribunal de Justiça (STJ) desde 2003. Aprovado em concurso de juiz federal para o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) em 1979, chegou a ser nomeado, mas não tomou posse. Advogado do Banco Central de 1976 até 1989, chegou à magistratura quando foi indicado para a vaga destinada à advocacia no TRF4.

O ministro é conhecido pela minúcia em questões processuais. "O Judiciário se justifica pela fundamentação de suas decisões. O juiz, que não é eleito, se justifica pela vinculação à lei", afirmou. 

Últimas notícias