TEMPESTADE

Caribe mexicano se prepara para chegada de tempestade Franklin

Segundo o último relatório do Centro Nacional de Furacões, Franklin estava a cerca de 270 km da cidade de Belize e a aproximadamente 255 km de Chetumal

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 07/08/2017 às 21:42
Foto: AFP
Segundo o último relatório do Centro Nacional de Furacões, Franklin estava a cerca de 270 km da cidade de Belize e a aproximadamente 255 km de Chetumal - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

A costa do Caribe mexicano, onde estão balneários como Cancún e Riviera Maya, se prepara nesta segunda-feira (7), junto com o Belize, para a chegada da tempestade tropical Franklin, que se espera toque a terra nesta noite, ao norte da cidade mexicana de Chetumal.

Segundo o último relatório do Centro Nacional de Furacões, com sede em Miami, às 21H00 GMT (18H00 horário de Brasília) Franklin estava a cerca de 270 km da cidade de Belize e a aproximadamente 255 km de Chetumal, capital do estado mexicano de Quintana Roo, com pouco mais de 150.000 habitantes.

Espera-se que o fenômeno, que no domingo se tornou tempestade tropical, ganhe força antes de tocar terra na costa mexicana e que chegue "perto da força de um furacão", acrescenta o relatório. 

Ventos muito fortes

Franklin registra ventos de 95 km/h e avança a 20 km/h. Se alcançar ventos de 119 km/h, se tornará furacão da categoria 1 (de 5) na escala Saffir Simpson.

Em Belize, as autoridades emitiram um alerta pela aproximação de tempestade tropical. Em Quintana Roo, o comitê estatal de defesa civil declarou o estado de "alerta laranja" pela proximidade da tempestade, que deve tocar terra entre Punta Herrero e Mahahual, a cerca de 350 km ao sul de Cancún, a principal cidade turístico do México.

Cerca de 300 pessoas, na maioria pescadores, foram desalojadas de pequenas comunidades costeiras.

Últimas notícias