JULGAMENTO DE LULA

Lula tem condenação mantida pelo TRF4 após 2 votos a 12 anos de prisão

Dois desembargadores federais já votaram por manter condenação do ex-presidente Lula no TRF4. Um desembargador ainda falta votar

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 24/01/2018 às 15:34
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Dois desembargadores federais já votaram por manter condenação do ex-presidente Lula no TRF4. Um desembargador ainda falta votar - FOTO: Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Leitura:

Atualizada às 16h50 - Atualiza com o voto do terceiro desembargador

Por unanimidade, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) manteve a condenação do ex-presidente Lula (PT) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava Jato. Todos votaram pela ampliação da sentença de prisão para 12 anos e 1 mês.

Por unanimidade, TRF-4 decidiu manter condenação de Lula

Agora condenado por unanimidade, Lula só poderá entrar com embargos de declaração, quando pede esclarecimentos ao tribunal.

Apesar da condenação, Lula não será preso nesta quarta. O TRF4 já anunciou que o pedido de prisão só pode ocorrer quando se esgotarem as possibilidades de recursos na Corte. A defesa ainda poderá ingressar com recurso especial ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e com recurso extraordinário ao Supremo Tribunal Federal (STF); além de habeas corpus e efeito suspensivo nas duas Cortes.

Acompanhe o julgamento ao vivo:

Lula foi condenado a 9 anos e 6 meses de prisão pelo juiz federal Sérgio Moro em julho do ano passado por supostamente receber benesses da empreiteira OAS em troca de contratos na Petrobras e no governo federal. Uma dessas benesses seria um triplex no Guarujá, cuja propriedade o ex-presidente nega.

A condenação por um órgão colegiado pode implicar Lula na Lei da Ficha Limpa e tirá-lo da corrida presidencial deste ano. Ele lidera as pesquisas de intenção de voto, entre 35% e 37% segundo Ibope e Datafolha. Mas as demais opções do PT, como o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad e o ex-governador da Bahia Jacques Wagner não pontuam tão bem. Além disso, Lula ainda é réu em outros cinco processos.

Entenda o julgamento:

Últimas notícias