enchentes

Empréstimo de R$ 600 milhões do BNDES para Pernambuco ainda é incerto

Reunião do governador Paulo Câmara com o presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro, marcada para esta terça (13), não foi realizada

Luisa Farias
Cadastrado por
Luisa Farias
Publicado em 13/06/2017 às 17:17
Luisa Farias / Especial para o JC Imagem
Reunião do governador Paulo Câmara com o presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro, marcada para esta terça (13), não foi realizada - FOTO: Luisa Farias / Especial para o JC Imagem
Leitura:

Ainda na busca por recursos federais para recuperação danos causados pelas fortes chuvas que atingiram a Zona da Mata Sul e o Agreste do estado, o governador Paulo Câmara (PSB) tenta uma reunião com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Rabello de Castro, para viabilizar o empréstimo de R$ 600 milhões. A reunião seria realizada nesta terça-feira (13), mas não ocorreu. 

“Eu estou aguardando uma confirmação de uma reunião com o novo presidente do BNDES para amanhã (14), e se for confirmada ai sim eu terei condições de avançar nesse assunto”, afirmou Paulo Câmara.

Em 2015, quando o governador solicitou a quantia, ela seria utilizada para obras hídricas. Mas devido às enchentes ocorridas no final do mês de maio, a intenção agora é empregar parte do valor em ações de prevenção das enchentes, como na construção de seis barragens de contenção. Segundo o governador, nesta terceira semana após as enchentes, já há uma condição de normalidade na maioria dos municípios. “Agora estamos com um levantamento e vamos sentar juntos com prefeitos e prefeitas para ver quais são as ações emergenciais e imediatas de mais importância para que a gente já possa começar a ter realmente condição de fazer ações efetivas de construção”, disse Paulo.

Reunião com Temer

Paulo não irá comparecer ao jantar do presidente Michel Temer (PMDB) com os governadores marcada para esta terça (13) à noite no Palácio da Alvorada, mas o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Raul Henry (PMDB) irá representá-lo. Também participação da reunião o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles e o próprio presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro. 

O governador esteve na cerimônia de lançamento da sistematização do Programa Mãe Coruja Pernambucana no Palácio do Campo das Princesas nesta terça (13) pela manhã. Na cerimônia, houve o lançamento de uma coleção de quatro publicações, cada uma com uma análise quantitativa, qualitativa, metodológica e afetiva. O objetivo dos quatro volumes é de sistematizar as políticas públicas do Programa Mãe Coruja e apresentar um panorama de ações dos 10 anos de atendimento do projeto. Na ocasião, Paulo também assinou o decreto que regulamenta o Marco Legal da primeira infância em Pernambuco. 

“Estou aqui no marco da Mãe Coruja, 10 anos, com pessoas de fora. Isso está marcado há três meses. A reunião chegou muito em cima, eu não pude desmarcar. Raul Henry me representa, ele já está em Brasília, ele tinha outra agenda também para me representar no Supremo Tribunal Federal. E Raul me representa muito bem em qualquer assunto relacionado a Pernambuco”, garantiu Paulo.

Oposição

O deputado estadual Silvio Costa Filho (PRB), líder da oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), criticou no plenário nesta terça (13) a ausência do governador no encontro com o presidente Michel Temer "por mais que esteja fragilizado (o presidente), como ele está". "O governador mais uma vez dá um testemunho da falta de liderança e de articulação nacional que tem. Independente da posição política, da avaliação do cenário nacional, mas é uma agenda que dialoga com os problemas do Estado", criticou. 

Últimas notícias