Eleição suplementar

Candidaturas, em Belo Jardim, devem ser definidas em dois dias

TRE definiu eleição suplementar para 2 de julho e partidos devem fazer convenções nesta quarta (24/5) e quinta (25/5)

Editoria de Política
Cadastrado por
Editoria de Política
Publicado em 22/05/2017 às 20:06
Guga Matos/JC Imagem
TRE definiu eleição suplementar para 2 de julho e partidos devem fazer convenções nesta quarta (24/5) e quinta (25/5) - FOTO: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

Os candidatos a prefeito de Belo Jardim, Agreste de Pernambuco, na eleição suplementar de 2 de julho – data definida nesta segunda-feira (22/05) pelo Tribunal Regional Eleitoral – terão que se apressar. As convenções para lançamento de candidatura devem ser realizadas nesta quarta (24/05) e quinta-feira (25/05), conforme o calendário eleitoral definido pelo pleno do TRE, e só poderão concorrer os que estiverem filiados até 2 de janeiro de 2017.

O registro de candidatura deve ser feito pelos partidos ou coligações até as 19h do sábado (27/05) e, no máximo, até o dia 31 de maio pelo próprio candidato, se a entidade a que estiver filiado não providenciar o registro. O Tribunal Regional Eleitoral também decidiu que o prefeito e o vice eleitos deverão ser diplomados até 31 de julho.
As regras da nova eleição foram definidas ontem, após a publicação, no Diário da Justiça Eleitoral, da decisão do Tribunal Superior Eleitoral, confirmando o indeferimento da candidatura do prefeito João Mendonça (PSB). Embora tenha somado maior quantidade de votos na reeleição de outubro de 2016, ele só iniciou o novo mandato por força de uma liminar do ministro e presidente do TSE, Gilmar Mendes. Agora em maio, o pleno do Tribunal Superior, no entanto, cassou a medida e manteve a decisão anterior, do TRE. João Mendonça é considerado inelegível, em razão de improbidade administrativa.

Vereador vai comandar Belo Jardim até nova eleição, em julho

O presidente da Câmara de Vereadores, Gilvandro Estrela (PV), assumiu o comando do município também nesta segunda (22/05). Embora não tenha sido o mais votado entre os eleitos, Gilvandro Estrela comandava o Legislativo e, por lei, deve ficar interinamente no cargo de prefeito até a posse do futuro gestor escolhido pelo povo.
Pelo menos um candidato já está definido para a disputa de julho. Luiz Carlos Bezerra da Silva, que foi vice de João Mendonça, deve concorrer pelo PSB. Especula-se que candidatos derrotados em outubro, Hélio dos Terrenos (PTB) e Dr. Maneco (PMDB) devem se unir em torno de uma candidatura contra Luiz Carlos. Hélio em o apoio do senador Armando Monteiro e Maneco era apoiado pelo ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), atualmente o principal adversário de João Mendonça, seu primo.
A eleição suplementar de Belo Jardim será a segunda realizada este ano em Pernambuco. A primeira ocorreu em abril, no município de Ipojuca, Grande Recife. Célia Sales (PTB), eleita, é mulher do candidato que havia somado a maior parte dos votos na disputa de Torroba, Romero Sales, também petebista.

Conheça as principais datas da eleição suplementar de Belo Jardim

24 de maio
. Início do prazo para convenções

25 de maio
. Fim do prazo para realização de convenções

26 de maio
. Proibida propaganda de candidato no rádio e TV

27 de maio
. Fim do prazo para partidos e coligações registrarem seus candidatos.

28 de maio
. Início da campanha de rua e internet

31 de maio
. Último dia para o candidato fazer o registro, caso a coligação ou partido não tenham feito

3 de junho
. Último dia para pedir impugnação de candidaturas registradas por partido ou coligação

 6 de junho
. Último dia para pedir impugnação de candidaturas individuais
. Último dia para sorteio da ordem de divulgação da campanha no rádio e TV

12 de junho
. Início da propaganda eleitoral no rádio e TV

29 de junho
. Último dia para comícios, debates e propaganda no rádio e TV

30 de junho
. Último dia para propaganda em jornais e na internet

1º de julho
. Último dia para comícios e caminhadas
. Último dia para emissão da 2ª via do título eleitoral

2 de julho
. Eleição

7 de julho
. Último dia para prestação de contas

31 de julho
. Último dia para diplomação dos eleitos

Últimas notícias