ENCHENTES

Paulo prorroga ICMS para comerciantes vítimas das chuvas

Atendendo apelo de aliados, governo também tentará linha de crédito para comerciantes atingidos pelas chuvas no interior

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 01/06/2017 às 9:49
Fotos: Roberto Pereira/SEI
Atendendo apelo de aliados, governo também tentará linha de crédito para comerciantes atingidos pelas chuvas no interior - FOTO: Fotos: Roberto Pereira/SEI
Leitura:

O governador Paulo Câmara (PSB) atendeu o pedido de deputados estaduais aliados e vai prorrogar o prazo para pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para os comerciantes formalizados das áreas atingidas pelas enchentes e pelas fortes chuvas na Mata Sul e no Agreste. Os deputados também propuseram uma linha de financiamento para os pequenos comerciantes da região.

"O governador já autorizou o secretário da Fazenda e afirmou que um decreto deverá ser publicado destacando a prorrogação (do ICMS). Tudo isso, no esforço de minimizar as perdas dos comerciantes", explicou o deputado Isaltino Nascimento (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

A linha de financiamento deve beneficiar outros produtores, além dos comerciantes. "Vamos entrar em contato com a Agência de Fomento do Estado de Pernambuco e com o Banco do Nordeste, como foi feito em 2011, para ajudar não somente os comerciantes dos municípios atingidos, mas quem teve perdas nas lavouras, os agricultores familiares", explicou Isaltino.

IGREJAS

Outra sugestão dos deputados estaduais foi procurar igrejas para que elas possam ajudar na articulação do apoio às vítimas das chuvas. "A ideia é que as igrejas possam receber as informações e dar orientações, além de realizar mutirões de assistência", disse Isaltino.

O governador reuniu os aliados na noite dessa quarta-feira (31) no Palácio do Campo das Princesas para ouvir sugestões e apresentar o que o governo fez para combater as enchentes desde 2010 e as medidas emergenciais adotadas desde o último final de semana. Foi também uma forma de mostrar força política e se aproximar da base aliada.

Nesta sexta-feira (2), Paulo Câmara deve reunir a bancada federal de Pernambuco, também no Palácio, para tratar das chuvas.

Últimas notícias