PARLAMENTARES PRESENTES

Políticos participam de ato contra Bolsonaro e a favor da vacinação no Recife

Parlamentares de partidos de oposição ao presidente Jair Bolsonaro participam do ato no Centro do Recife neste sábado (03).

Imagem do autor
Cadastrado por

José Matheus Santos

Publicado em 03/07/2021 às 12:55 | Atualizado em 03/07/2021 às 12:58
Notícia
X

Vereadores, deputados estaduais e federais e senador participam do protesto realizado contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na manhã deste sábado (03) no Centro do Recife.

O ato pede a vacinação em massa da população contra a covid-19, auxílio emergencial de R$ 600 e a saída do presidente Jair Bolsonaro do cargo.

A concentração do ato teve início às 9h na Praça do Derby. Por volta das 10h15, os manifestantes saíram em passeata pela Avenida Conde da Boa Vista em direção à Avenida Guararapes.

Participam do ato a vereadora do Recife Dani Portela (PSOL), os deputados federais Marília Arraes (PT) e Renildo Calheiros (PCdoB), o deputado estadual João Paulo (PCdoB) e o senador Humberto Costa (PT).

Os parlamentares são de partidos de esquerda e fazem oposição a Bolsonaro.

Humberto Costa é titular da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid-19 no Senado Federal. O colegiado apura as ações e omissões do governo federal no enfrentamento à pandemia, a aplicação de verbas federais por estados e municípios durante o combate à covid-19 e a crise de oxigênio no Amazonas.

A manifestação gerou aglomeração na concentração. Durante a passeata, os manifestantes tentaram praticar o distanciamento social. Parte deles usou máscaras de proteção facial. A organização do protesto realizou distribuição de álcool em gel.

Há bandeiras do Psol, do partido Unidade Popular (UP), da Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE), da Central Sindical e Popular (CSP) Conlutas, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (UESPE), além de cartazes pedindo "Vacina para Todos", "Fora Bolsonaro" e "Estudantes contra o fascismo".

A manifestação foi convocada por movimentos sociais, sindicatos e partidos de esquerda, como as Frentes Povo sem Medo e Brasil Popular, PT, PSOL, Central Única dos Trabalhadores (CUT), União Nacional dos Estudantes (UNE) e União dos Estudantes de Pernambuco (UEP).

"O Brasil não aguentará o governo genocida, e agora investigado por corrupção, de Jair Bolsonaro até 2022. O impeachment é urgente, tem de ser agora. Já são mais de meio milhão de vidas perdidas por Covid-19 no Brasil. O desemprego é recorde: 14,8 milhões de trabalhadores desocupados, além de 6 milhões de desalentados, aqueles que desistiram de procurar posto de trabalho. Milhares de pequenas empresas e comércios fecharam as portas. A fome e a carestia empurram milhões de brasileiros para a pobreza e extrema pobreza", afirma nota da convocação.

"À crise sanitária e econômica provocada pelo desgoverno de Bolsonaro, somam-se agora denúncias de prevaricação e corrupção envolvendo contratos de compra de vacina e o presidente. Por isso, as Centrais Sindicais convocam os trabalhadores a ir às ruas exigir a abertura do processo de impeachment contra Bolsonaro. Nossa pauta estará nas manifestações", acrescentou a organização.

Veja as manifestações dos parlamentares

Humberto Costa

Marília Arraes

Renildo Calheiros

Dani Portela

Tags

Autor