23
set

Explorando a Caverna do Deda de Serra Negra

23 / set
Publicado por Leonardo Vasconcelos às 14:54

Caverna do Deda

 

Um dos pontos turísticos mais conhecidos de Serra Negra, distrito de Bezerros, no Agreste do Estado, é a Caverna do Deda. O nome vem do Major Manuel Laurentino, conhecido como Deda, que era o antigo proprietário do local e cujos parentes até hoje tomam conta da área.

 

Leia mais:

A beleza escondida de Serra Negra em Bezerros

Os deslumbrantes poços da Chapada Diamantina: Poço Encantado e Azul

A emoção do rapel na Lagoa Azul

O incrível mundo subterrâneo da Gruta da Lapa Doce

 

 

O caminho tem quase quatro quilômetros em uma estrada de terra irregular com subidas e descidas sem muita sinalização. Por isso é recomendado um guia. Em um certo ponto se estaciona o carro para uma caminhada de quinhentos metros, passando por um corredor de Pau-Brasil. Bem na frente da entrada da caverna, um balanço convida para uma volta à infância. Impossível resistir e não se balançar um pouco.

 

 

O que se chama caverna, na verdade, é uma gruta pois tem uma saída. Ela tem um metro de diâmetro, sete metros de altura, sete de largura e 25 metros de extensão. A passagem por ela é um pouco estreita no começo e escura. Existem morcegos dentro, mas, calma, eles ficam em uma área mais longe e não incomodam.

 

 

Ao sair dela a continuação da trilha leva até um mirante de 960 metros de altitude com uma bela vista da natureza ao redor. No local também é feito rapel. Mas o bom mesmo é sentar admirar a paisagem da bela herança que seu Deda deixou para os filhos e por tabela para todos os visitantes. Só temos a agradecer!

 

 

REDES SOCIAIS:

 

 

*Acompanhe o @blogmochileo também pelo Instagram, Twitter, Facebook e Youtube.


Veja também