raridade

Homem descobre que tem sangue U negativo e doa sangue para salvar vidas

O rapaz descobriu sobre seu real tipo sanguíneo somente aos 37 anos

Imagem do autor
Cadastrado por

Raianne Romão

Publicado em 22/09/2021 às 15:25
Notícia
X

Gildásio Costa, 41, é motorista e mora em Fortaleza. O cearense sempre foi doador de sangue e, há quatro anos, descobriu algo inimaginável: ele é portador de um tipo de sangue incomum: U negativo. Já visse?

Eligia Cavalcante/Reprodução/Governo do Ceará
Antes dos médicos descobrirem este raro caso, o tipo sanguíneo de Gildásio era classificado como O+. - Eligia Cavalcante/Reprodução/Governo do Ceará

Antes dos médicos descobrirem este raro caso, o tipo sanguíneo de Gildásio era classificado como O+. O motorista conta que descobriu essa particularidade em 2017, ao participar de um evento que homenageou os doadores. Nesse dia, a médica me contou que eu tinha esse sangue raro. "Fiquei surpreso na hora", relembra.

Denise Brunetta, diretora de hemoterapia do Hemoce (Hemocentro do Ceará), foi quem revelou a sua curiosa e diferente condição. "Esse tipo de sangue é raríssimo. Aqui fazemos, todos os dias, cerca de 50 avaliações desde 2013. São oito anos, e só achamos 12 pessoas com o mesmo tipo", explica.

A profissional de saúde ainda afirma que o sangue é tão difícil de encontrar que, às vezes, há demandas de outros pacientes com o mesmo tipo de sangue em outros estados.

Tags

Autor