'Bolas de areia' surgem em Peruíbe e deixam banhistas intrigados
Esse fenômeno já havia ocorrido em fevereiro deste ano.
A cidade de Peruíbe, localizada no litoral de São Paulo, foi palco mais uma vez de um fenômeno da natureza. Milhares de bolas escuras de areia surgiram nas orlas da praia, o que atraiu muitos turistas, que fotografaram e até brincaram com a atração desconhecida.
Sérgio da Silva, operador de retroescavadeira, de 26 anos, afirmou nunca ter visto o fenômeno pessoalmente. "Moro aqui na cidade desde criança e nunca tinha visto isso aqui. Tenho amigos que trabalham na praia e também nunca tinham visto. Muita gente estava tirando foto e as crianças brincando com a lama", contou Sérgio.
Uma situação semelhante aconteceu na cidade em fevereiro deste ano. A prefeitura de Peruíbe explicou que trata-se de um "efeito liquidificador".
"Em uma área a 80 metros da praia, mar adentro, existem bolsões de lama. Em ocasiões em que o mar fica bravo (revolto), como efeito liquidificador, essa lama entra em suspensão, e às vezes encosta na praia como uma água preta/barrenta, ou em 'pelotas', que em contato com a areia solta da praia resulta nestas bolas", explicou Eduardo Ribas, secretário municipal de Meio Ambiente.
A prefeitura de Peruíbe foi procurada novamente, mas não chegou a informar se o 'mar de bolas de lama', trata-se do mesmo fenômeno registrado no início do ano.