Blog O Viral
O Viral

Se tem um repórter que não vive sem pauta, é o Viral. De notícias curiosas às novidades do seu seriado ou filme favorito, tá tudo aqui.

VER PERFIL
Moda Tóxica

Deserto do Atacama possui o maior lixão tóxico da moda

Os materiais descartados no local demoram até 200 mil anos para se decompor

Amanda Francine
Cadastrado por
Amanda Francine
Publicado em 10/11/2021 às 13:39 | Atualizado em 18/01/2022 às 17:35
Martin Bernetti/AFP
Mulheres buscam roupas usadas em meio ao deserto do Atacama. - FOTO: Martin Bernetti/AFP
Leitura:

O Deserto do Atacama, no Chile, possui o maior lixão clandestino de roupas. Os materiais descartados são de produtos que foram vendidos e comprados nos Estados Unidos e por outros países da Europa. 

Os elementos demoram cerca de 200 mil anos para se decompor no meio ambiente. O excesso de material vem sendo percebido em todo o mundo, devido ao aumento excessivo de venda de roupas, onde grande redes de departamentos são capazes de lançar mais de 50 coleções por ano. 

 

Martin Bernetti/AFP
Pilhas de roupas no Deserto do Atacama no Chile. - Martin Bernetti/AFP

O Chile pode ser considerado o maior importador de roupas da América Latina. São milhares de toneladas de lixo têxtil espalhadas pelo deserto na área de Alto Hospício, no norte do Chile. A mais de 40 anos, o Chile possui um sólido comércio de 'roupas americanas'. 

No meios das milhares de montanhas de roupas, os moradores de bairros vizinhos vão para o lixão escondido para procurar as melhores peças para vender próximo de suas casa ou para vestirem em época de frio.  

 

*Com informações do G1

 

Comentários

Últimas notícias