Presidente do sindicato confirma que está adiantando direito de arena para jogadores do Sport

Karoline Albuquerque
Publicado em 20/11/2018 às 13:59
Foto: Marcos Belo/O Clube


O presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais de Pernambuco, Ramon Ramos, confirmou que os jogadores do Sport solicitaram à entidade a antecipação dos valores do direito de arena, valor que todos os jogadores têm direito por cada jogo disputado no Brasileirão. De acordo com ele, o equivalente aos jogos do primeiro turno foi pago na semana passada. O segundo está previsto para o dia 5 de dezembro, mas os rubro-negros solicitaram essa antecipação. O valor é de R$ 2.700 por jogo.

"Primeiro eles falaram sobre a falta de dinheiro, os salários atrasados. Depois solicitaram a antecipação, pois o primeiro turno foi pago na semana passada. Estamos antecipando o segundo turno para que eles continuem motivados para tirar o Sport do risco de rebaixamento", disse, em entrevista à Rádio Jornal.

Leia mais:

Com salários atrasados, jogadores do Sport vão ao Sindicato dos Atletas pedir adiantamento

Ele reiterou que em nenhum momento falou-se em greve e o Sindicato também não trabalha com essa possibilidade, pois não quer que o clube seja punido - inclusive com perda de pontos. Ramon também lembrou que, no Rio de Janeiro, a entidade que protege os direitos dos atletas chegou a emprestar dinheiro para os jogadores do Botafogo.

"Também é bom lembrar que nunca falaram sobre notificar o clube ou fazer greve. Também não é intenção do sindicato fazer com que o Sport seja punido e perca pontos."

O direito de arena é previsto na Lei 9.615/98 (Lei Pelé), que trata das normais gerais do desporto no Brasil:

Art. 42. Pertence às entidades de prática desportiva o direito de arena, consistente na prerrogativa exclusiva de negociar, autorizar ou proibir a captação, a fixação, a emissão, a transmissão, a retransmissão ou a reprodução de imagens, por qualquer meio ou processo, de espetáculo desportivo de que participem.

§ 1º Salvo convenção coletiva de trabalho em contrário, 5% (cinco por cento) da receita proveniente da exploração de direitos desportivos audiovisuais serão repassados aos sindicatos de atletas profissionais, e estes distribuirão, em partes iguais, aos atletas profissionais participantes do espetáculo, como parcela de natureza civil.

VEJA MAIS CONTEÚDO
Show Player

TAGS
Arena Pernambuco direito esta Presidente sindicato sport
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory