Pernambuco quebra recorde de medalhas nas Paralimpíadas Escolares

Maria Lua Ribeiro
Publicado em 24/11/2018 às 8:57
Paralimpíadas Escolares Foto:


A delegação pernambucana quebrou o próprio recorde nas Paralimpíadas Escolares, realizada em São Paulo. Nos três dias de competição, que foi encerrada nessa sexta-feira (23), foram 26 medalhas, sendo dez ouros, onze pratas e cinco bronzes. Esse número corresponde a onze pódios a mais do que os 15 conquistados em 2017. O Estado participou desta edição das Paralimpíadas Escolares com 49 membros, o maior número da história, entre atletas, técnicos e oficiais.

LEIA MAIS:

Abertura dos Jogos Escolares da Juventude conta com presença de Joanna Maranhão

Atletas de PE embarcam para os Jogos Escolares da Juventude no RN

Destaques dos Jogos Escolares irão disputar Campeonato Pernambucano

No primeiro dia de competição, PE conquistou nove medalhas. Foram responsáveis pelos triunfos do Estado: João Pedro Albuquerque, do Colégio Militar (Petrolina), com dois ouros no atletismo (60m e salto em distância); Alfredo Silva, da Escola São Sebastião (Ouricuri), com um ouro em atletismo na prova dos 75 metros; Fábio Vitório, do Colégio Marechal Gaspar Dutra, com ouro na natação na prova dos 100m costas; João Pedro Albuquerque e Alfredo Silva, com uma prata cada, nas provas de lançamento de pelota e lançamendo de dardo, respectivamente; Joyce Silva, da Escola Municipal CAIC (Pesqueira), com duas pratas no arremesso de peso e na prova dos 100m; e Maria Raiane da Silva, da Escola Cônego Eugênio (Gravatá), que finalizou o dia de pródios com um bronze no tênis de mesa.

No segundo dia, o paratletas de Pernambuco conquistaram oito medalhas na competição, empatando ao recorde anterior com 17 medalhas em 2016. Foram eles: Wanderson Monteiro, do EREM Devaldo Borges, em Gravatá, com o bronze no tênis de mesa individual Classe 7M; Jonathan Marcelo, da Escola Arruda Marinho, em Pesqueira, com a prata no arremesso de peso. Felipe Cavalcante da APAE Petrolina, campeão nos 400 metros Classe T37, levou o primeiro ouro da quinta-feira (22), além do bronze no salto em distância; Ana Beatriz Gomes, do EREM José de Lima Júnior, em Carpina, com ouro nos 100 metros nado peito categoria SB8 e prata nos 100 metros livres categoria S9; Fábio Vitório com duas pratas na categoria S8 nos 100 metros livre e 100 metros peito.

Por fim, na sexta-feira (23), o Estado conquistou nove medalhas para encerrar a edição da Paralimpíadas Escolares com recorde. Vitória Siqueira, da Escola Arão Peixoto de Alencar (Ipubi), foi ouro nos 50m borboleta e prata nos 50m livre S6 categoria B; Ana Beatriz Gomes ficou com bronze 50 metros livre Categoria SB8; Fábio Vitório Cândido terminou com a prata nos 50m livre Categoria S8; Maria Raiane da Silva com bronze na classe 6 a 8 infantil e ouro na Classe 7 individual infantil do tênis de mesa; Alfredo da Silva no lançamento do dardo DF T42; Andrei Silva, da Escola Municipal Adauto Carício (Belém de Maria), com prata na bocha, classe BC4; Andreza de Oliveira, da Escola Estadual José Mariano (Recife) com ouro Classe BC2, Categoria B; e Fábio Vitório Cândido com quatro medalhas na competição sendo uma de ouro e três de prata.

“Nós resgatamos os Jogos Paralímpicos de Pernambuco em 2015 e passamos a ouvir os paratletas e técnicos para melhorar a competição. Em 2018 conseguimos aumentar consideravelmente o número de modalidades e a qualidade dos jogos, e o reflexo foi uma maior delegação para as paralimpíadas e o recorde conquistado nesta competição” explicou o Secretário Executivo de Esportes e Lazer de Pernambuco, Diego Pérez.

Confira

Fotos: Daniel Zappe/CPBMPIX

VEJA MAIS CONTEÚDO
Show Player

TAGS
férias escolares pernambuco RECORDE
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory