Em um jogo equilibrado, o Sport venceu por 1x0 o Salgueiro, nesta segunda-feira, na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR). O gol rubro-negro foi marcado de pênalti pelo zagueiro Maidana no segundo tempo. Com o resultado, o Leão encara o Náutico na grande final do Estadual. O título será decido nos dois próximos domingos. À princípio, o primeiro jogo acontece na Ilha do Retiro e o segundo nos Aflitos, já que o Timbu foi o melhor colocado na primeira fase. Será a 19ª final de Pernambucano entre os rivais. O Sport levou a melhor em 12 e o time alvirrubro faturou as outras seis.
LEIA MAIS
> Jogo entre Sport e Salgueiro sai da Ilha do Retiro e será na Arena de Pernambuco
O JOGO
A decisão começou com muita marcação e pouca criação. O Sport iniciou com pouco ímpeto e a forte marcação do Salgueiro levou a melhor. Mesmo assim, o Carcará não abdicou do ataque. No entanto, cometeu muita falha no último terço do campo. Já o Leão ficou apenas cercando grande área do adversário. O meio-campo estava com um ritmo lento e sem conseguir passar pelos sertanejos.
O cenário da partida não foi alterado no decorrer do primeiro tempo. Até mesmo para finalizar de fora da área o Sport apresentou dificuldade. A melhor chegada aconteceu por parte do Salgueiro. Em rápida troca de passes pelo lado esquerdo, os sertanejos conseguiram invadir a defesa rubro-negra e, na hora de concluir, Tarcísio errou a finalização dentro da pequena área.
Tanto Mailson quanto César Tanaka pouco trabalharam antes do intervalo. Nos últimos minutos, o Salgueiro ainda tentou chegar na bola parada, mas também não obteve êxito. Além disso, também buscou controlar a posse de bola no campo de ataque. Um sinal da pouca produtividade de ambas as equipes foi que o primeiro escanteio do jogo aconteceu apenas aos 43 minutos.
No segundo tempo, o Sport voltou com todo gás. Pressionou o Salgueiro, porém, mesmo assim, não conseguiu penetrar na defesa do adversário. As investidas aconteceram por meio da bola parada e dos chutes de fora da parea, como por exemplo, em uma bela finalização de Tréllez e que gerou uma grande defesa de César Tanaka. No mais, restaram os cruzamentos muito bem afastados pela zaga sertaneja.
Do outro lado, o Salgueiro priorizou a defesa, mas não deixou de apostar no contra-ataque, quando o Leão gerou espaço. No entanto, o Carcará errou bastante no último passe, mesmo com os rubro-negros afrouxando a marcação pelas laterais. E, se não dava por baixo, o Sport quase abriu o placar por cima. Após cobrança de escanteio, Maidana subiu mais que os adversário e acertou grande cabeçada para boa defesa de Tanaka.
O Salgueiro estava se comportando muito bem na defesa, mas pagou caro em um vacilo de Moreilândia. Na quina da grande área, já saindo, o volante derrubou Maxwell. Pênalti, que aos 36 minutos, Maidana foi para a cobrança e converteu com categorias. No fim, o Carcará não conseguiu reagir e o Leão também não ampliou o placar.
FICHA DO JOGO - SPORT 1X0 SALGUEIRO
Sport - Mailson; Patric, Maidana, Adryelson e Sander; Marcão, Júnior Tavares (Zé Welison) e Thiago Lopes (Maxwell); Neilton (Marquinhos), Toró (Everaldo) e Mikael (Tréllez). Técnico: Umberto Louzer.
Salgueiro - César Tanaka; Dadinha, Ranieri, Richard e Alan; Moreilândia, Felipe Baiano e Aruá (Raimundo Júnior); Tarcísio (Alison), Renato e Cássio Ortega (Robinho). Técnico: Marcos Tamandaré.
Local: Ilha do Retiro, Recife-PE.
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Kléber Lucio Gil (SC) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS).
Gol: Maidana aos 36 minutos do 2ºT.
Cartões amarelos: Neilton (Sport). Dadinha, Richard e Tarcísio (Salgueiro).