Por meio da conta no Twitter, o ex-presidente do Brasil, Lula, defendeu o pernambucano Gil do Vigor, ex-BBB, que sofreu ataques homofóbicos em comentários realizados pelo advogado e conselheiro Flávio Koury. Ele ainda frisou que a atitude não combina com a história do Sport. Os áudios com as ofensas foram revelados pelo Blog do Jamildo nesta sexta-feira.
LEIA MAIS
> Sport publica nota em apoio a Gil do Vigor e garante que providências serão tomadas
> Conselheiro do Sport diz que áudios falando sobre Gil do Vigor foram tirados de contexto
> Vice-presidente do Sport publica nota em apoio a Gil do Vigor
> Falas de conselheiro sobre Gil do Vigor revoltam torcida do Sport, que pede sua expulsão
"A atitude individual de um dirigente guiado pelo ódio não condiz com a tradição do Sport e a relação que o time construiu com o povo de Pernambuco. Minha solidariedade ao companheiro Gilberto Nogueira e que seu trabalho em favor da Educação possa alcançar esse conselheiro", escreveu o ex-presidente.
A atitude individual de um dirigente guiado pelo ódio não condiz com a tradição do @sportrecife e a relação que o time construiu com o povo de Pernambuco. Minha solidariedade ao companheiro @gilnogueiraofc e que seu trabalho em favor da Educação possa alcançar esse conselheiro.
— Lula (@LulaOficial) May 14, 2021
Ainda quando estava participando do Big Brother Brasil 2021, Gil do Vigor foi convidado pelo Sport para visita a Ilha do Retiro e receber uma camisa personalizada. O que aconteceu na última quarta-feira, um dia antes do aniversário de 116 anos do Leão. O ex-BBB ainda gravou uma reportagem para TV Globo.
Nas imagens, o pernambucano fez a dança, que ficou conhecida nacionalmente como "tchaki, tchaki", no campo da Ilha do Retiro. Por esse motivo, surgiram os áudios ofendendo Gil do Vigor.
SPORT
O Sport publicou, na noite desta sexta-feira (14), uma nota em apoio ao economista pernambucano e ex-Big Brother Brasil, Gilberto Nogueira, o Gil do Vigor. Mais cedo, fora-se vazados áudios do conselheiro do clube, Flávio Koury, dando declarações com tom preconceituoso sobre a dancinha feita pelo ex-BBB em visita à Ilha do Retiro.
A nota publicada pelo clube no Twitter teve tom semelhante à do vice-presidente executivo do clube, enviada por ele à imprensa, mais cedo nesta sexta-feira. “O Sport Club do Recife é de todos. Gil do Vigor é e será sempre um legítimo representante das cores do Sport”, escreveu. O clube também garantiu, na publicação, que está tomando todas as providências para que “qualquer ato de preconceito seja devidamente penalizado”.