A Espanha empatou em 1 a 1 com a Polônia neste sábado, no estádio Olímpico de La Cartuja, em Sevilha, e as duas seleções vão lutar por suas vagas nas oitavas de final da Eurocopa na quarta-feira, na última rodada da fase de grupos.
Álvaro Morata abriu o placar para a Espanha aos 26 minutos de jogo, mas Robert Lewandowski empatou de cabeça no início do segundo tempo (54). Com esse resultado os espanhóis ficaram na terceira posição do grupo E, atrás de Suécia e Eslováquia, enquanto a Polônia é a lanterna do grupo mas manteve as esperanças com o ponto conquistado.
As duas equipes colocaram muita intensidade no jogo, pressionando a saída do adversário em busca da recuperação e da posse de bola.
O astro polonês Robert Lewandowski quase surpreendeu quando avançou sozinho em velocidade mas Jordi Alba conseguiu interceptar a tempo, afastando o perigo (19).
A resposta veio por meio de Álvaro Morata, que desviou na pequena área um passe de Gerard Moreno para fazer 1 a 0 aos 26 minutos. Em um primeiro momento o gol foi anulado mas após a revisão do VAR, o gol foi confirmado.
Após o intervalo, a Polônia aumentou a pressão, sabendo que uma derrota a deixaria fora da Eurocopa.
Esse empenho foi premiado quando Lewandowski acertou uma cabeçada após um cruzamento da direita e deixou tudo igual (54).
O gol foi um balde de água fria para a 'Roja', que, depois de alguns momentos de confusão, voltou a assumir a posse de bola e teve sua melhor chance de voltar a ficar em vantagem em um pênalti cometido sobre Gerard Moreno.
O próprio atacante do Villarreal cobrou mas a bola bateu na trave e Morata não conseguiu aproveitar o rebote (58).
A Polônia parecia se conformar com o empate, esperando os espanhóis cada vez mais recuada e tentando sair no contra-ataque. A Espanha dominava o jogo e cercava a meta de Wojciech Szczesny, mas sem conseguir marcar o segundo gol.