TRICOLOR NO NORDESTÃO

Mirinda comemora Santa Cruz na Copa do Nordeste e agradece a Tininho: "Conseguiu essa vitória para ajudar nosso clube"

Santa Cruz foi um dos clubes que se beneficiaram com a mudança de regulamento da Copa do Nordeste

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Holanda

Publicado em 27/07/2021 às 20:02
Notícia
X

Com a mudança de regulamento da Copa do Nordeste, o Santa Cruz vai participar do maior torneio regional em 2022, que tem transmissão da TV Jornal para Pernambuco. Inicialmente o Tricolor não havia conseguido a vaga, mas foi um dos clubes que se beneficiaram com essa alteração no formato, que ampliou a fase preliminar de oito para 24 times. Diretor de futebol do Santa, Alexandre Mirinda comemorou a ida do Tricolor para o Nordestão e agradeceu ao ex-presidente do clube Constantino Júnior (Tininho), que é vice-presidente da Liga do Nordeste.

"Muito bom. Agradecer ao ex-presidente Tininho, com quem tenho falado quase todo dia. Quem quiser que faça suas críticas a Tininho, a gente tem que respeitar a opinião dos outros, porque democracia é isso, mas Tininho tem sido um parceirão nas dúvidas, nessas contratações. Ele conseguiu essa vitória para ajudar o nosso clube", disse Mirinda, em entrevista ao programa Fórum Esportivo, da Rádio Jornal.

"E você não vai agradecer uma pessoa dessa e nem reconhecer o trabalho nas gestões em que ele foi diretor de futebol? A gente de 2010 até 2020 conquistou mais títulos que nossos co-irmãos. Mas depois que dá errado alguma coisa é fácil jogar pedra, ninguém presta mais. Tininho fez um excelente trabalho. Tenho algumas críticas sim, mas não posso deixar de reconhecer o excelente trabalho que ele fez no Santa Cruz", completou.

A maior competição regional passará a contar com 36 clubes no total, com 24 tendo vaga na pré-Copa do Nordeste. Ou seja, clubes como o Santa Cruz, Salgueiro e, até, o Central, passam a fazer parte da lista de classificados para a fase de entrada do torneio nordestino. O critério de classificação para a fase de grupos, aliás, não muda.

Ainda serão os nove campeões estaduais e o melhor ranqueado de Pernambuco, da Bahia e do Ceará, já que são as federações melhores colocadas no ranking da CBF, totalizando 12 clubes. A mudança vem diretamente na pré-Copa do Nordeste, que cresceu de oito para 24 times. 

O modelo de classificação para a fase classificatória ficará dessa forma:

- 9 vagas para os clubes melhores colocados no Estadual de cada estado;
- 3 vagas para os clubes melhores colocados no Estadual das três Federações mais bem ranqueadas (PE, BA, CE);
- 9 vagas para os clubes melhores ranqueados de cada Estado
- 3 vagas para clubes melhor ranqueados nacionalmente, independentemente dos Estados

Dos 24 clubes, 16 jogam a 1° fase e 8 entram diretamente na 2° fase. Esse critério está excluso para os clubes que já possuem acesso à Fase de Grupos do Nordestão 2022.

Nesse caso, o novo modelo valoriza outros bem rankeados de cada estado, além da segunda melhor campanha no Estadual, caso esse não esteja bem colocado no ranking da CBF. A exemplo de Pernambuco, o Salgueiro se classifica com a melhor campanha no Estadual, já que o Náutico (campeão) e o Sport (melhor colocado do ranking) têm vaga direta.

O Santa Cruz entraria nas três vagas garantidas para as Federações melhores ranqueadas, enquanto o Central entra nas outras 9 vagas dos melhores ranqueados do estado.

No geral, o número geral de vagas na Copa do Nordeste para cada estado ficou assim:

5 vagas: PE, BA, CE (duas diretas, três na pré-Copa)

3 vagas: PB, SE, RN, PI, MA, AL (uma direta, duas na pré-Copa)

Além dos três melhores classificados no ranking que não estão entre as 21 vagas para a pré-Copa citada acima. Nesta temporada, Bahia, Paraíba e Sergipe ganharam as vagas extras pelo último critério.

Formato de Disputa:

A 1° fase das Eliminatórias tem os 16 clubes com pior colocação no ranking CBF, jogando em partida única na casa do clubes melhor colocados no ranking. O empate leva a decisão para os pênaltis.

Vão jogar essa fase: Moto Club-MA, ASA-AL, Imperatriz-MA, Salgueiro-PE, Ríver-PI, Jacuipense-BA, Treze-PB e Itabaiana-SE, que irão decidir em casa, além de Bahia de Feira-BA, Juazeirense-BA, Floresta-CE, Atlético-CE, Central-PE, Fluminense-PI, Lagarto-SE e o Souza-PB, que serão os visitantes.

A 2° fase tem os 8 vencedores da 1° fase enfrentando os 8 clubes das Eliminatórias melhor colocados no ranking CBF, em jogo único na casa desses clubes. Novamente o empate leva a decisão para os pênaltis.

Vão jogar essa fase: Santa Cruz-PE, Ferroviário-CE, ABC-RN, CRB-AL, Botafogo-PB, América-RN, Confiança-SE e o Vitória-BA, além dos oito vencedores da fase anterior.

A 3° fase tem os vencedores da 2° se enfrentando em jogos de ida e volta com o último jogo na casa do clube de melhor posição no ranking. O empate leva a decisão para os pênaltis. Os quatro clubes vencedores da 3° etapa serão os classificados para a fase de grupos da Copa do Nordeste 2022.

Contando com o novo formato de competição para a próxima temporada, a Copa do Nordeste passa a ser disputada em 96 partidas entre Eliminatórias, Fase de Grupos e Fase Final.

Já estão classificados para a Fase de Grupos:

Alagoas: CSA

Bahia: Bahia (Ranking) e Atlético de Alagoinhas

Ceará: Ceará (Ranking) e Fortaleza

Maranhão: Sampaio Corrêa

Paraíba: Campinense

Pernambuco: Náutico e Sport (Ranking)

Piauí: Altos

Rio Grande do Norte: Globo

Sergipe: Sergipe

 

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor