Visando oferecer atividades esportivas gratuitas para os jovens de 9 a 18 anos das comunidades do Recife, o programa Pirráias da Periferia voltou às atividades presenciais no bairro do Coque, no último final de semana, e fará sua estreia no bairro do Morro da Conceição neste sábado (21), às 9h, onde será oferecido treino de futebol na quadra de esportes da Praça da Conceição. Já no dia 28, as atividades irão retornar nos bairros da Várzea e Engenho do Meio, também às 9h.
As inscrições estão abertas por tempo indeterminado e os interessados poderão garantir uma vaga através do direct do Instagram @pirraiasdaperiferia ou pelo formulário impresso, com lideranças dos bairros que participam do programa.
Professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Zé Luis idealizou o projeto em 2009 e coordena com o apoio de outras 28 pessoas entre profissionais, pesquisadores, estudantes e líderes comunitários. Segundo o idealizador do Pirráias da Periferia, o projeto chega com o intuito de oferecer uma alternativa à escassez de atividades nos bairros atendidos pelo programa.
"O projeto Pirráias da Periferia promove inclusão e estimula o esporte nas Comunidades do Recife. Os jovens precisam de atividades esportivas e o esporte precisa deles, fomentando a construção social de cada um deles", concluiu Zé Luís.
Pirráias da Periferia
Após observar a presença de crianças e adolescentes nos estacionamentos da universidade, em estado de mendicância e vulnerabilidade social (muitos fora da escola), o professor Zé Luís elaborou o projeto e submeteu à pró-reitoria de extensão da UFPE, tornando um projeto institucional da Universidade. O objetivo do projeto é estimular a prática de atividades esportivas e orientar o público-alvo a se dedicar mais aos estudos, fazer o ENEM e ingressar na universidade.