GOVERNO DE PERNAMBUCO

Expectativa frustrada: volta da torcida aos estádios segue fora de pauta após coletiva do Governo

Em coletiva de imprensa, o secretário de saúde de Pernambuco não chegou a tocar no assunto

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Túlio Feitosa, Túlio Feitosa

Publicado em 16/09/2021 às 17:11 | Atualizado em 16/09/2021 às 22:55
Notícia
X

Com o retorno do público aos estádios sendo debatido em todo Brasil, a expectativa dos dirigentes dos clubes pernambucanos era que, ainda nessa semana, o Governo de Pernambuco desse uma resposta sobre futuros protocolos a serem aderidos para a volta dos torcedores às arquibancadas ainda este mês. Mas o tema acabou nem entrando em pauta na coletiva de imprensa dada pelo o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, nesta terça-feira (16).

Ainda em tempos de pandemia, a coletiva foi focada no processo de vacinação do Estado, chegando a informar a vinda de novas doses do imunizante da Astrazênica (47 mil doses) a Pernambuco. Também foi informado a diminuição de pessoas internadas nas UTIs em comparação à semana passada (de 445 para 419 pessoas na rede pública). Entre os números que oscilam no monitoramento da Covid-19, o único que teve aumento foi o de casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), mas que também indicam a presença de outras doenças respiratórias, além da própria Covid-19.

Com um número maior de vacinados contra a Covid-19 em Pernambuco, diversas flexibilizações foram sendo feitas nos vários setores de eventos tanto dentro quanto fora do âmbito esportivo. Apesar de não ter sido aberto ao público, o jogo entre a seleção brasileira e a seleção peruana, na Arena de Pernambuco, chegou a contar com convidados nas cadeiras do estádio. O último jogo com expectadores aqui em Pernambuco foi Náutico x Fortaleza, no dia 14 de março de 2020, nos Aflitos, pela Copa do Nordeste.

Com partidas sendo disputadas nos Campeonatos Brasileiros, Série A2 do Campeonato Pernambucano e, em breve, na Pré-Copa do Nordeste, o retorno da torcida aos estádios vem sendo almejado pelos diretores dos clubes do Estado. Na Arena de Pernambuco, por exemplo, já há um protocolo pronto para o recebimento de público desde o ano passado, segundo o diretor do equipamento, Kleber Borges.

E apesar da coletiva desta semana não ter mencionado o retorno da torcida às arquibancadas, a expectativa passa a ser voltada para o comunicado da próxima semana, já que o secretário André Longo anunciou, no mês passado, que em setembro alguns eventos-testes - para pessoas já imunizadas - seriam realizados.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor