VOLTA AOS ESTÁDIOS

Torcida liberada! Governo do Estado dá aval para retomada de público nos jogos de futebol. Confira

Clubes de futebol poderão se reencontrar com o torcedor nas próximas semanas

Imagem do autor
Cadastrado por

Túlio Feitosa

Publicado em 23/09/2021 às 16:54 | Atualizado em 28/01/2022 às 9:57
Notícia
X

Após coletiva de imprensa com o secretário de Saúde do Estado, André Longo, e o secretário de Turismo, Rodrigo Novaes, nesta quinta-feira (23), foi divulgado o protocolo de liberação de torcida nos estádios de futebol a partir do dia 27 de setembro. Segundo o Governo de Pernambuco, será liberado a entrada de 20% da capacidade do local ou 2,5 mil pessoas, o que for menor.

"Será necessário o controle seguro do esquema vacinal, sendo destinados 90% da venda dos ingressos para pessoas com a segunda dose da vacina ou com uma dose, no caso de vacina de dose única. Os outros 10% dos ingressos serão vendidos a pessoas com a primeira dose, e com exame RT-PCR feito 48 horas antes ou teste de antígeno realizado 24 horas antes do evento", disse o Governo em comunicado à imprensa.

Ainda segundo o secretário Rodrigo Novaes, a medida poderá ser ampliada no mês de novembro para 5 mil pessoas ou 20% da capacidade do estádio, o que for menor.

O último encontro do torcedor pernambucano com as arquibancadas aconteceu em março de 2020, quando o Náutico jogou contra o Fortaleza nos Aflitos pela Copa do Nordeste. Desde então, o Governo de Pernambuco seguiu a tendência mundial ao vetar a presença de público nos estádios por conta da pandemia da Covid-19.

ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Jogo entre Náutico x Fortaleza (CE ), valido pela Copa do Nordeste, partida realizada nos Estádio dos Aflitos.Recife, Pernambuco. - ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

Com a notícia da liberação recém divulgada, os clubes da capital pernambucana ainda não definiram como seriam o retorno do torcedor aos estádios. O Sport e o Náutico, que ainda tem o Campeonato Brasileiro para disputar, e o Santa Cruz, com a Pré-Copa do Nordeste, podem levar seus jogos para a Arena de Pernambuco, que já tem um protocolo pronto para receber público desde o ano passado, segundo o diretor Kléber Borges.

@jc_pe

Aqui vai um resumão para te ajudar a entender algumas das novas regras que começam a valer dia 27/09 em Pernambuco. Deixe sua dúvida nos comentários!

? Criminal (Instrumental, No Brass) - The Young Ebenezers

> Conselho Técnico da CBF define retorno de público em jogos da Série B; saiba mais 

Mas, diferente da Cobra Coral, tanto o Sport quanto o Náutico também dependem do acordo entre os clubes da Série A e B. O Náutico está mais perto de ter torcida em seu estádio, já que o retorno do torcedor na Segunda Divisão já foi definido. O torcedor alvirrubro já poderá acompanhar a equipe do Timbu de perto no dia 28 deste mês, diante do CRB, e no dia 5 de outubro, diante do Goiás.

"O jogo do Náutico com CRB na terça. Ele já poderá acontecer com presença de público. Será o primeiro jogo, portanto, depois da pandemia que será possível a presença do público", disse Rodrigo Novaes.

Na elite do Brasileirão já é o contrário. O público só será liberado quando todos os estados envolvidos do torneio puderem receber a torcida nas arquibancadas. Caso liberem de forma ágil, o Leão poderá ter público no dia 6 de outubro, diante do Juventude, e no dia 9, diante do Corinthians. O Santa Cruz tem confronto marcado contra o vencedor de Treze-PB x Floresta pela Pré-Copa do Nordeste entre os dias 20 e 21 de outubro (data ainda a definir).

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor