Blog do Torcedor - Últimas notícias de Flamengo, Palmeiras e Corinthians; Veja onde assistir ao vivo Brasileirão, Libertadores e Champions League

Torcedor

Luto

Morre ex-jogador francês, em coma desde 1982

Jean-Pierre Adams defendeu o PSG, Nimes e Nice

Cadastrado por

Davi Saboya

Publicado em 07/09/2021 às 12:01
Jean-Pierre Adams faleceu aos 73 anos - REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS

AFP



O ex-zagueiro da seleção francesa Jean-Pierre Adams morreu nessa segunda-feira aos 73 anos, após permanecer em coma desde 1982, causado por um acidente envolvendo anestesia em uma cirurgia banal no joelho.

"Soubemos esta manhã da morte de Jean-Pierre Adams", escreveu o Nîmes Olympique no Twitter para anunciar a morte de seu ex-jogador, que durante os quase 40 anos de coma morava em sua casa, acompanhado por sua esposa Bernadette.

"Ele vestiu as cores do Nîmes Olympique 84 vezes e formou com Marius Trésor a 'Garde Noire' ('A Guarda Negra') na seleção francesa", acrescentou o clube.

LEIA MAIS

Marquinhos é desconvocado e desfalca seleção brasileira diante do Peru

Fifa abre processo para investigar jogo suspenso entre Brasil x Argentina pelas Eliminatórias

CBF presta novos esclarecimentos sobre jogo interrompido contra Argentina; veja a nota oficial

Tendo vestido a camisa dos 'Bleus' 22 vezes entre 1972 e 1976, na década de 1970 jogou pelo Nîmes, Nice e Paris Saint-Germain, que também prestou homenagem a "um dos seus gloriosos" jogadores.

O Nice, por sua vez, anunciou que vai homenageá-lo no dia 19 de setembro, no jogo que será disputado no Allianz Riviera.

Apelidado de 'A Rocha', Adams nasceu no Senegal em 1948 e não disputou nenhum torneio internacional com os Bleus. Por clubes, foi vice-campeão da liga francesa em 1972 com o Nîmes e em 1976 com o Nice.

Em uma operação de rotina no joelho, Adams desmaiou após ser anestesiado e sofrer uma subsequente parada respiratória da qual não acordou mais. Dois anestesistas, um deles estagiário, e a rede de hospitais de Lyon foram condenados no final da década de 1980 por este acidente.

Os médicos apontaram a sobrecarga de trabalho, devido a uma greve da equipe médica, como motivo para que o titular deixasse o paciente a cargo do estagiário. Ambos foram condenados a uma suspensão de um mês e multa de 750 euros (cerca de 890 dólares).

"Eu não estava à altura da tarefa que me confiaram", explicou o estagiário anos depois.

A esposa do ex-jogador, Bernadette, em entrevista à BBC em 2016, denunciou que o hospital onde ocorreram os fatos nunca se desculpou.

"Jean-Pierre sente, cheira, ouve e se assusta quando um cachorro late... mas não consegue ver", explicou em 2007 sua viúva, que teve dois filhos com ele.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Show Player

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS