Xavi no Brasil? Novo técnico do Barcelona esteve perto da seleção brasileira; entenda
Xavi retornou ao Barcelona após seis anos da sua despedida
Em sua coletiva de apresentação como novo treinador do Barcelona, Xavi Hernandéz afirmou que recebeu um convite da CBF para comandar a seleção brasileira após a Copa do Mundo de 2022. Ele, no entanto, recusou, já visando uma oportunidade futura no clube espanhol.
"É verdade que me ofereceram. Primeiro, seria auxiliar de Tite, e depois da Copa assumiria a Seleção. Mas minha ideia era vir ao Barça", disse o técnico.
- Neto detona Tite por convocação de Gabriel Chapecó para seleção brasileira: "Por que não pode ser Mailson, do Sport?"
- Após vitória do Real Madrid, jornal espanhol alfineta técnico do Brasil: 'Todo mundo se rendeu a Vinicius Junior, menos Tite'
- Barcelona oficializa a contratação de Xavi como novo técnico
- Barcelona: Recuperar futebol do jogador mais caro da história do clube é um dos desafios de Xavi
Xavi retorna ao Barcelona após seis anos da sua despedida. O ex-camisa 8 foi revelado nas categorias de base do Barcelona e se tornou um dos grandes ídolos com a camisa do clube. Foram 767 partidas disputadas no clube catalão e impressionantes 25 títulos conquistados.
As conversas começaram nos últimos dias, após a demissão de Ronald Koeman, que amargou série de insucessos, como derrota em casa para o arquirrival Real Madrid e largada com derrotas na Liga dos Campeões - o time fará decisão pela segunda vaga contra o Benfica e só a vitória interessa.
Em relação à Tite, essa não é a primeira vez que a saída do treinador é especulada. O gaúcho assumiu o Brasil em junho de 2016, na época, aclamado por unanimidade pela mídia e torcida. Desde então, foram 66 jogos à frente da amarelinha, conquistando 49 vitórias, 12 empates e apenas cinco derrotas. O aproveitamento é de 80,3%. Quando se fala em desempenho, cinco anos depois, a credibilidade já não é a mesma.
A Seleção caiu nas quartas de final da Copa da Rússia para a Bélgica em 2018. Um ano depois, ele liderou a equipe rumo ao título da Copa América realizada no Brasil. Neste ano, a Seleção acabou perdendo o título da mesma competição em pleno Maracanã no clássico contra a Argentina. Nas Eliminatórias para a Copa do Catar de 2022, no entanto, o Brasil lidera com folga, estando invicto e somando oito vitórias em oito jogos.
Ver essa foto no Instagram
Siga o Blog do Torcedor no Facebook, no Instagram e no Twitter.