pratas da casa

Mikael já é melhor do que Joelinton? Veja comparativo das joias da base do Sport

Joias da base do Leão, Joelinton foi vendido para a Europa em 2015, enquanto Mikael parece que terá um roteiro semelhante

Imagem do autor
Cadastrado por

Haim Ferreira

Publicado em 16/11/2021 às 12:05 | Atualizado em 17/11/2021 às 21:28
Notícia
X

Mikael vive uma grande fase no Sport. Artilheiro do Leão na temporada com 14 gols marcados, uma possível saída do jogador para o exterior após o fim da Série A é bastante comentada nos bastidores da Ilha do Retiro. A última vez que o clube rubro-negro "exportou" um atacante prata da casa foi em 2015, quando Joelinton foi negociado com o Hoffenheim-ALE por R$ 7 milhões.

Em meio à ascensão do "Mikagol", como a torcida carinhosamente vem chamando o camisa 99, a comparação com Joelinton, que hoje atua na Premiere League pelo Newcastle, é inevitável. O Blog do Torcedor levantou os números da dupla e fez um comparativo dos desempenhos das duas joias reveladas no Sport. Suas trajetórias são mais parecidas do que se imagina.

 

Tanto Mikael quanto Joelinton foram lançados ao time titular de maneira parecida. Primeiro, precisaram conviver à sombra de medalhões e quando eles entraram em má fase, ganharam a oportunidade e caíram nas graças da torcida.

Quando subiu ao profissional em 2014, Joelinton tinha Neto Baiano como concorrente. Na época, o jogador havia sido a referência do Leão no título da Copa do Nordeste e não foi fácil disputar a vaga. Só no fim do ano é que o prata da casa assumiu a titularidade. Com a ida de Neto para o Vitória-BA no começo de 2015, Joelinton assumiu a titularidade e não saiu mais. Em 34 jogos, o camisa 9 marcou sete gols, sendo três pelo Brasileirão, três no Pernambucano e um na Copa do Nordeste. O desempenho despertou interesse de clubes do exterior. Ele jogou apenas cinco partidas da Série A e logo em junho foi vendido para o Hoffenheim-ALE por R$ 7 milhões.

ACERVO/ JC IMAGEM
Joelinton atuou ao lado do meia Diego Souza, um dos ídolos da torcida rubro-negra. - ACERVO/ JC IMAGEM

O roteiro de Mikael foi semelhante. Contratado para ser reserva de Hernane Brocador, já que Elton havia sido negociado com o Cuiabá, o camisa 99 teve poucas oportunidades na Série A de 2020, mas mostrou grande potencial. Com as contratações de André e Tréllez, seu crescimento necessitou da paciência do centroavante. Quando a chance apareceu, no entanto, ele foi tão letal quanto quando está na frente do gol. Em 2021, foram cinco gols no Estadual, um na Copa do Brasil e outro na Copa do Nordeste. Na Série A, ele já balançou as redes sete vezes, se tornando o artilheiro do Leão na temporada com 14 gols.

Mikael tem a seu favor o número de gols e a quantidade de jogos para dar mais solidez à análise do seu desempenho. No entanto, o jogador parece ser o atleta perfeito para um time cheio de defeitos. O Sport fracassou nas copas do Brasil e do Nordeste, além do Campeonato Pernambucano. O rebaixamento para a Série B também parece inevitável. A campanha, no entanto, não tira o brilho do atleta, que assim como os pratas da casa Maílson e Gustavo serão os poucos poupados das críticas.

Joelinton, por outro lado, não performou e foi decisivo como Mikael vem sendo. Além disso, ele jogou quase metade dos jogos que o atual centroavante rubro-negro. O elenco, no entanto, ajudou na sua vitrine. O jogador fez parte do time que teve a melhor campanha do Sport na era dos pontos corridos, quando o Leão terminou em 6º lugar, a apenas uma colocação da zona de classificação para a Libertadores daquele ano.

BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
BOA FASE Mikael é peça importante do ataque do Sport para superar o Ceará, hoje, no Castelão - BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

CONFIRA O COMPARATIVO DE MIKAEL E JOELINTON:

MIKAEL
Jogos: 59
Gols: 14
Média: 0,23

JOELINTON
Jogos: 34
Gols: 7
Média: 0,20

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor