Champions League

Veja quem pode garantir vaga no mata-mata da Champions já nesta rodada

Liverpool, Bayern, Ajax e Juventus já estão classificados paras as oitavas-de-final

Imagem do autor
Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 23/11/2021 às 12:59 | Atualizado em 23/11/2021 às 13:30
Notícia
X

A Champions League ainda está na penúltima rodada da fase de grupos, mas já tem equipes classificadas para as oitavas-de-final desde que os últimos confrontos foram realizados. Liverpool, Bayern de Munique, Ajax e Juventus, todas 100% e com 12 pontos, já são presenças certas no mata-mata.

Mas, começando nesta terça-feira, a rodada pode definir mais alguns times entre os 16 melhores da Europa.

Equipe do Blog do Torcedor analisa rodada da Champions League

Confira quais:

Manchester United ou Villarreal

Após demitir Solskjaer, os Red Devils terão um grande jogo logo de cara. Os ingleses visitam o Villarreal na Espanha e precisam vencer para não se complicar no grupo ou até garantir a classificação antecipada. Para que isso aconteça, precisa vencer o jogo e torcer para a Atalanta, que joga fora de casa, não vencer o Young Boys, da Suíça. Tal combinação faria o Manchester chegar aos 10 pontos e o terceiro colocado, que seriam os suíços, somariam 6 pontos, não mais alcançando o time de Cristiano Ronaldo. O mesmo vale para os espanhóis.

Barcelona

No apenas segundo jogo de Xavi no comando técnico, o Barcelona já terá uma decisão. Ao lado do seu torcedor no Camp Nou, os catalães recebem o Benfica de Jorge Jesus e a vitória garante a classificação para as oitavas-de-final. Isso por que os portugueses somam 4 pontos contra 6 dos espanhóis, a vitória do Barcelona aumentaria a diferença para 5 pontos faltando apenas 3 em disputa. Em compensação, uma derrota, ou até mesmo o empate, complica muito a vida do Barcelona, já que enfrenta o Bayern, na Alemanha, na última rodada, ao passo que o Benfica recebe um, muito provavelmente, já eliminado Dínamo de Kiev no Estádio da Luz.

PSG e/ou Manchester City

Rivais na semifinal da temporada passada, franceses e ingleses podem garantir juntos a vaga nas oitavas-de-final. Para que isso aconteça, o Brugge não pode vencer o Leipzig em casa. Os belgas somam 4 pontos e podem chegar a 7 ao término da rodada. Caso empate, fica com 5 e só chegaria a 8, pontuação atual do PSG, no fechamento dos grupos. O empate só não elimina o Brugge se o PSG for derrotado pelo City, que é o único que pode garantir a vaga mesmo perdendo. A classificação de momento tem Manchester City em primeiro, com 9 pontos, PSG em segundo com 8, seguidos de Brugge em terceiro com 4 e Leipzig em último com apenas 1 ponto.

Porto

Talvez a classificação mais improvável de acontecer nesta rodada. Para garantir a vaga nas oitavas-de-final, os portugueses terão que vencer o Liverpool em Anfield e torcer para o Milan bater o Atlético de Madrid na Espanha. Tal combinação de resultado colocaria o Porto com 8 pontos e deixaria Atlético e Milan com 4. Para alimentar as esperanças dos portugueses serve o fato de que o Liverpool já garantiu o primeiro lugar e que deve mandar a campo uma equipe alternativa. Já o Milan deve jogar todas as fichas em Madri, já que não vencer não só praticamente o elimina da Champions, como também pode tirá-lo da Europa League.

Borussia Dortmund ou Sporting

Com a primeira vaga já assegurada pelo Ajax e o Besiktas já eliminado, alemães e portugueses farão, quase que literalmente, um jogo de mata-mata em Lisboa, com direito a cálculo de saldo de gols e tudo. Isso por que o primeiro critério de desempate na Champions League é o confronto direto. Com ambas as equipes com 6 pontos, a vitória pode significar a classificação para o mata-mata, já que o vencedor teria 9 pontos, pontuação máxima que o perdedor poderia alcançar no fim da fase de grupos. O primeiro jogo, disputado na Alemanha, terminou 1 x 0 para o Borussia, o que significa que qualquer vitória no jogo desta quarta-feira classifica o time de Haaland, que lesionado, não joga mais em 2021. Para o Sporting ficar com a vaga, precisa vencer por dois gols de diferença, ficando, assim, à frente no confronto direto. O empate deixa tudo pra última rodada, onde o Borussia recebe o Besiktas e o Sporting visita o Ajax, na Holanda.

Real Madrid e/ou Inter de Milão

Favoritos no grupo, Real Madrid e Inter tropeçaram, mas, ainda assim, podem garantir a vaga no mata-mata com uma rodada de antecedência. Para isso, basta que vençam os seus jogos contra, respectivamente, Sheriff e Shakthar Donetsk. Em caso de derrota ou empate, os clubes podem se complicar e abrir caminho pra um dos azarões já que se enfrentam na última rodada. O empate não classifica nenhum dos dois.

Red Bull Salzburg

Os austríacos podem fazer história na sua terceira participação em Champions da história. Para isso, basta vencer o atual campeão francês Lille, fora de casa. Chegando aos 10 pontos, não poderia ficar menos que na segunda colocação do grupo G.

Chelsea

Os atuais campeões fazem mais uma excelente temporada. Lideram, com certa folga, a Premier League e podem já garantir a classificação para as oitavas-de-final da Champions no confronto contra a já classificada Juventus. Para carimbar a vaga, um empate serve em Stamford Bridge, já que chegaria aos 10 pontos e ficaria inalcançável pelo Zenit, que só pode somar 9. Caso até percam o jogo, também podem ficar com a vaga, bastando que o próprio Zenit não vença o Malmö, da Suécia. Ainda assim, espera-se que o time de Thomas Tüchel jogue pela vitória, que pode valer o primeiro lugar no grupo.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor