Copa do Mundo

Cristiano Ronaldo x Lewandowski? Veja as possibilidades de confrontos da repescagem da Copa do Mundo. Sorteio acontece hoje

De 12 seleções, apenas duas garantem vaga no Catar

Imagem do autor
Cadastrado por

Victor Peixoto

Publicado em 26/11/2021 às 10:39 | Atualizado em 26/11/2021 às 11:02
Notícia
X

A Copa do Mundo de 2022 acontece apenas em novembro do ano que vem, mas, a vida de algumas seleções badaladas e até de uma campeã mundial, começa a ser definido hoje.

Isso por que o sorteio que definirá os confrontos da repescagem na Europa acontece hoje, às 13:00, horário de Brasília, em Zurique, na Suíça.

Veja as seleções africanas ainda na luta pelas vagas na Copa do Mundo do Catar

Com Brasil liderando, jornal inglês elege top 10 favoritos para ganhar a Copa do Mundo de 2022; veja a lista completa

Preocupação pra Tite? Veja como ficou a perna de meia da Seleção Brasileira após entrada em jogo da Europa League

Quem quer dinheiro? Veja quanto Flamengo e Palmeiras podem embolsar com título da Libertadores

Doze seleções que não conseguiram a vaga direta para o Catar conhecerão seus adversários na luta pelas últimas vagas do continente. Elas são Portugal, Suécia, Itália, Ucrânia, País de Gales, Escócia, Turquia, Rússia, Polônia e Macedônia do Norte, que ficaram em segundo lugar de seus respectivos grupos nas Eliminatórias, além de Áustria República Tcheca, que conseguiram o direito de disputar as vagas pelo desempenho na última edição da Nations League.

 

Dentre os envolvidos estão jogadores como Cristiano Ronaldo, Lewandowski, Ibrahimovic e Jorginho. Ao menos um deles ficará de fora, já que restam apenas três vagas.

Os jogos acontecerão em março de 2022. Os primeiros confrontos serão disputados no dia 24. Já as "finais" acontecem no dia 29.

O sorteio funcionará da seguinte forma:

Dois potes são formados de acordo com a campanha desempenhada até aqui. Divididos em três chaves de quatros equipes, com "semifinal" e "final". As seleções do Pote 1 enfrentam as do Pote 2 em jogo único com mando de campo das equipes do primeiro pote. Os vencedores se enfrentarão, em confronto já definido neste sorteio, em mais um jogo único, com mando de campo através de sorteio.

Restrições

A única restrição, além da que times do mesmo pote não podem se enfrentar de cara, é que a Rússia e a Ucrânia não podem se enfrentar, nem na primeira partida, nem na segunda, o que deixa duas chaves já "pré-estabelecidas" com a presença de uma das duas. O motivo são os confrontos geopolíticos entre as duas nações.

Os Potes

POTE 1: Portugal, Itália, Escócia, Rússia, Suécia, País de Gales

POTE 2: Polônia, Turquia, Ucrânia, Áustria, República Tcheca e Macedônia do Norte

Possíveis grandes confrontos

De cara, podemos ter um duelo entre Portugal e Polônia, que colocaria Cristiano Ronaldo e Lewandowski, frente à frente. Também poderíamos ver a Itália, de Jorginho, a Suécia, de Ibrahimovic ou até mesmo o País de Gales, de Gareth Bale, enfrentando os poloneses. 

De qualquer forma, a certeza é de que não teremos nenhum confronto fácil. A Macedônia do Norte, de longe a seleção menos tradicional na disputa, disputou a última Euro e chegou a vencer a Alemanha, em solo alemão, na fase de grupos. A República Tcheca e a Áustria, que só conseguiram a classificação pela Nations League também tem feitos recentes. Os tchecos eliminaram a Holanda nas oitavas-de-final da Euro e os austríacos, que tiveram um gol anulado, quase eliminaram a campeã Itália, na mesma fase do torneio, na prorrogação.

Falta um ano! Começa a contagem regressiva para a Copa do Mundo de 2022

Em sua quinta e última Copa do Mundo, Messi tenta igualar título de Maradona

Mas, se de alguma forma, a sorte estiver do lado de alguma seleção no primeiro confronto, a matemática é dura na probabilidade que isso se repita no jogo seguinte, que pode, por exemplo, colocar Itália e Portugal brigando por uma única vaga, o que eliminaria uma das duas seleções tidas como favoritas para a conquista do mundial. Além disso, marcaria ou a ausência de Cristiano Ronaldo, que chegaria à 5ª Copa do Mundo (número recorde), ou deixaria a tetracampeã mundial de fora por duas edições consecutivas, já que a Azzurra não conseguiu a vaga para a Copa de 2018, realizada na Rússia.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor