Com os resultados da 31ª rodada do Brasileirão, a Chapecoense foi matematicamente rebaixada para a Série B, um ano após subir como campeã da segundona.
Essa é a segunda vez que a equipe catarinense cai de divisão. Ela já havia caído em 2019.
Com apenas uma vitória em toda competição e apenas 15 pontos somados, o time não tem mais chances de superar a primeira equipe fora da zona de rebaixamento, por ter apenas 21 pontos a disputar.
Mesmo que vencesse todos os seus duelos daqui pra frente, o clube não superaria os adversários em número de vitórias.
"Tenho orgulho e gratidão. Orgulho daquilo que eles vêm fazendo e se doando. E gratidão por estarem comprometidos com o que passamos a eles", comentou Felipe Endres, técnico interino da Chape.
"A situação é difícil, mas nas dificuldades temos que olhar para as oportunidades. As coisas boas chegam para todo mundo. Não tenho palavras para falar do grupo que aqui está".
Lanterna, os catarinenses ainda precisam somar três pontos para não ter a pior campanha do atual formato dos pontos corridos, que é do América-RN, em 2007.
Naquele ano, o clube potiguar somou 17 pontos.
A Chapecoense ainda cumpre tabela e tem sete jogos pela frente, contra Santos (fora), Grêmio (casa), América-MG (fora), Atlético-GO (casa), Sport (casa) e Fluminense (fora).