Na semana da Consciência Negra, cuja data é celebrada no dia 20 de novembro, clubes do futebol brasileiro lançaram uniformes em alusão à data. Nesta quarta-feira (17), Bahia, Internacional e Flamengo anunciaram os padrões especiais. A equipe gaúcha e a carioca, inclusive, lançaram uniformes semelhantes, produzidos pela mesma fornecedora.
>> Cruzeiro é denunciado no STJD por ato racista de torcedor na Série B
O padrão do Bahia ganhou o nome de "Raiz de Todo Bem" e tem como embaixador oficial o campeão olímpico do boxe Hebert Conceição. A camisa está disponível nos modelos masculino e feminino e custa R$ 159,89.
Segundo texto publicado no site do Inter, o uniforme foi inspirado no manifesto “Excelência Negra”, produzido por Marcelo Carvalho, um dos criadores do projeto Observatório Racial. "A Adidas se juntou ao Inter para lançar a peça que homenageia homens e mulheres negros do futebol brasileiro e todas as suas conquistas", cita o site.
A camisa é predominantemente preta e tem detalhes do manifesto aplicados nos números do uniforme, com frases como “o negro no futebol brasileiro é a marca do Brasil”, “jogadores negros ganharam o mundo”, entre outras. Além disso, o padrão também tem no peito um patch de um cabelo Black Power com a frase “É a Coroa” estampada em todo o desenho.