lista

CBF atualiza ranking de clubes; confira as colocações de Sport, Náutico e Santa Cruz

Pernambucanos ocupam posições modestas após um ruim ano de 2021

Imagem do autor
Cadastrado por

Haim Ferreira

Publicado em 17/12/2021 às 8:26 | Atualizado em 17/12/2021 às 17:03
Notícia
X

Estadão Conteúdo

A CBF atualizou na noite da última quinta-feira (16), o Ranking Nacional de Clubes. A lista toma como base o desempenho dos times nas competições nacionais e internacionais. Entre os clubes do Recife, o Sport é o melhor colocado, na 21ª posição, seguido do Náutico, na 38ª e por fim o Santa Cruz, que é o 46º.

Entenda a importância do ranking da Conmebol, divulgado nesta sexta-feira (17)

O Leão caiu uma posição em relação ao ano passado, enquanto o Timbu subiu uma. Em relação aos tricolores, a equipe coral caiu cinco colocações.

O Flamengo continua na liderança. O Palmeiras manteve sua posição de segundo colocado, agora perseguido de perto pelo Atlético-MG, o time sensação da temporada 2021. A quarta colocação está com o Grêmio, rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro.

> Saiu! Confira a tabela do Campeonato Pernambucano de 2022

> CBF divulga tabela básica da Copa do Nordeste 2022; veja todos os jogos

> Veja quando acontece o Clássico dos Clássicos entre Sport x Náutico na Copa do Nordeste 2022

O time carioca ocupa o primeiro posto, com 17.054 pontos, após uma temporada de mais decepções do que conquistas. Vice-campeão brasileiro, o Fla venceu a Supercopa do Brasil no início do ano. Em segundo, o Palmeiras exibe 14.584, depois de conquistar o bicampeonato da Copa Libertadores e terminar o Brasileirão no terceiro posto.

A terceira posição geral do ranking agora pertence ao Atlético-MG, com 14.572, apenas 12 atrás do Palmeiras. Foram seis colocações conquistadas nesta atualização do ranking - na última ocupava o nono posto. A equipe mineira foi de longe a melhor nos torneios nacionais, conquistando o Brasileirão e a Copa do Brasil, esta na noite de quarta-feira. O time comandado por Cuca fechou a chamada Tríplice Coroa, ao vencer também o Campeonato Mineiro, no início da temporada.

O Atlético é seguido pelo Grêmio. A equipe rebaixada para a Série B soma 14.336. E tem na sua cola o Athletico-PR, com 13.512, após o vice-campeonato da Copa do Brasil e o título da Copa Sul-Americana. No Brasileirão, o time de Curitiba brigou contra a zona de rebaixamento durante a maior parte do campeonato.
Outro time que lutou contra a queda foi o Santos, sexto colocado no ranking da CBF, com 12.816. São Paulo (12.604), Internacional (12.108), Fluminense (11.100) e Corinthians (11.064) fecham o Top 10 da lista da CBF.

> Sport inicia conversas com Diego Souza; saiba mais

> Homem-aranha tricolor? Santa Cruz embarca na onda do lançamento de filme e leva super-herói para o Arruda; veja fotos

Um dos destaques desta atualização é o Fortaleza, classificado pela primeira vez para disputar a Libertadores, em 2022. Após terminar o Brasileirão no G-4 e alcançar as semifinais da Copa do Brasil, saltou do 18º para o 11º lugar.

Em situação oposta está o Inter, que caiu do quarto para o oitavo posto. Também em queda, o Cruzeiro trocou o 10º lugar pelo 14º. Em 2022, vai disputar a Série B pela terceira temporada consecutiva. No ranking de 2020, anunciado ao fim de 2019, o time mineiro aparecia no destacado quarto lugar geral.
No Ranking Nacional de Federações, também atualizado nesta quinta, a Federação Paulista de Futebol segue na ponta, seguida pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e pela Federação Gaúcha de Futebol. A maior mudança na lista foi protagonizada pela Federação Cearense de Futebol, que superou a Federação Goiana de Futebol e aparece agora no 7º lugar.

Confira a lista completa:

CBF
Ranking Nacional de Clubes da CBF 2021 - CBF

VEJA MAIS CONTEÚDO

Tags

Autor